Nutracêuticos imunomoduladores com potencial uso clínico para cães e gatos

Autores

  • Leandro Zaine Universidade Estadual Paulista
  • Mariana Monti Universidade Estadual Paulista
  • Ricardo Souza Vasconcellos Universidade Estadual de Maringá
  • Aulus Cavalieri Carciofi Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2513

Palavras-chave:

Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, Beta-glucano, Carotenóides, Imunidade, Vitamina E.

Resumo

Tem-se observado o uso crescente de nutracêuticos em medicina veterinária, para auxiliar no tratamento clínico. Esta revisão teve como objetivo descrever alguns nutracêuticos que atuam sobre a imunidade de cães e gatos e levantar os possíveis benefícios como tratamento adjuvante para determinadas enfermidades. A ação de derivados de levedura tem sido bastante avaliada, especialmente da fração beta-glucano, um potente imunomodulador, com ação já demonstrada em cães e gatos, sendo benéfico no tratamento de algumas doenças. Os ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, talvez os mais utilizados atualmente, podem trazer benefícios no tratamento de hipertensão, doenças renais e cardíacas, artrites, doenças autoimunes, doenças gastrintestinais e câncer. A vitamina E apresenta ação antioxidante e imunomoduladora, podendo auxiliar no tratamento de doenças dermatológicas e hepatobiliares. O uso de carotenoides, que tem ação semelhante à da vitamina E, pode ser interessante por serem potentes antioxidantes, podem ajudar na melhora da resposta imune contra microrganismos e, também, na prevenção do aparecimento de tumores. Apesar de ainda serem necessários mais estudos clínicos para se entender os reais benefícios trazidos pela suplementação dos nutracêuticos em cada doença específica, a compreensão dos mecanismos de ação destes indica que são promissores para uso clínico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Zaine, Universidade Estadual Paulista

Médico Veterinário Autônomo, Dr. em Medicina Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Universidade Estadual Paulista UNESP, Campus de Jaboticabal, SP.

Mariana Monti, Universidade Estadual Paulista

Discente de Mestrado em Medicina Veterinária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, Campus de Jaboticabal, SP.

Ricardo Souza Vasconcellos, Universidade Estadual de Maringá

Prof. do Deptº de Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, UEM. Maringá, PR.

Aulus Cavalieri Carciofi, Universidade Estadual Paulista

Prof. do Deptº de Clínica e Cirurgia Veterinária, UNESP, Campus de Jaboticabal, SP.

Downloads

Publicado

2014-09-04

Como Citar

Zaine, L., Monti, M., Vasconcellos, R. S., & Carciofi, A. C. (2014). Nutracêuticos imunomoduladores com potencial uso clínico para cães e gatos. Semina: Ciências Agrárias, 35(4Supl), 2513–2530. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2513

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)