Análise da produção de lágrima em pacientes com alopecia periocular: estudo retrospectivo entre os anos 2008 e 2012 no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2443Palavras-chave:
Cães, Blefarite, Ceratoconjuntivite seca, Filme lacrimal.Resumo
A Ceratoconjuntivite Seca é uma oftalmopatia frequente entre os cães e pode estar acompanhada de alopecia periocular, decorrente da extensão ou concomitância da inflamação palpebral. No estudo foram analisados prontuários de cães com Ceratoconjuntivite Seca e Blefarites atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina entre os anos de 2008 e 2012, para buscar pacientes com alopecia periocular, verificando a frequência destas enfermidades na população em relação ao gênero, idade, raça, olho acometido, outras afecções oftálmicas concomitantes, possíveis etiologias e presença de doenças sistêmicas nestes cães. A partir da análise dos dados dos animais com as oftalmopatias referidas, pretendeu-se discutir a relação entre a ocorrência de alopecia periocular e diminuição da produção lacrimal, além de possíveis causas, alterações oculares presentes, enfermidades sistêmicas, raças acometidas, gênero e idade. O Teste Lacrimal de Schirmer foi o método utilizado para aferição da produção lacrimal. Foram encontrados 187 cães, dos quais 147 apresentaram ceratoconjuntivite seca e 71 blefarite. Em 31 cães as enfermidades apresentaram-se associadas. Ocorreram 41 casos de alopecia periocular sem diferença na frequência de acometimento em relação ao gênero dos pacientes. Quanto ao olho acometido, 95% dos casos mostram-se bilateral. As raças que tiveram maior prevalência foram Poodle, Lhasa Apso, Cocker Spaniel Inglês e cães sem raça definida. As idades mais frequentes foram dois anos, com 19% dos animais, quatro e 12 anos com 12%. Dos 32 animais com alopecia periocular que apresentaram doenças sistêmicas, 22 tinham dermatopatias. Concluiu-se que a ceratoconjuntivite seca e a blefarite não aparecem associadas com tanta frequência e que a ocorrência de alopecia periocular se dá na maior parte, em casos de blefarite, embora possa, com menor frequência, apresentar-se na CCS. Apesar da produção de lágrima exibir-se diminuída em alguns pacientes com alopecia periocular, não se pode dizer que sempre esteja presente nestes casos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.