Pesquisa de Salmonella spp. em galinhas criadas em fundo de quintal (Gallus gallus domesticus) e ovos comercializados nas feiras livres na cidade de Fortaleza, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p1855Palavras-chave:
Swab cloacal, Salmonella spp, Galinhas. de fundo de quintal, Enterobactérias, Ovos.Resumo
A carne de aves e seus subprodutos são as principais fontes de proteína para o homem. No entanto estão implicadas em surtos de toxi-infecção em todo o mundo, causada principalmente por Salmonella spp. Assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar a presença de Salmonella spp. em material coletado em propriedades criadoras de galinhas de fundo de quintal (ovos, ração, swab cloacal e de arrasto) e realizar um levantamento das enterobactérias encontradas nos ovos comercializados nas principais feiras livres da cidade de Fortaleza. Foi realizado coleta de swab cloacal individual em 405 galinhas caipiras de 18 criatórios, e coletado dez ovos por propriedade para análise do conteúdo interno e da casca, totalizando 180 ovos. Amostras de swabs de arrastos e de ração também foram coletadas nas propriedades. Nas feiras livres, foram adquiridos 90 ovos. Após coletados, a ração, os swabs cloacais e de arrasto, casca e conteúdos interno dos ovos foram colocados em Água Peptonada (AP) e em seguida transferido uma alíquota para caldo Rappaport-Vassiliadis (RV) e Seletino-Cistina contendo novobiocina (SCN). Seguidamente foi realizado plaqueamento em Ágar Verde Brilhante (AVB) e MacConkey (MC). As colônias suspeitas para Salmonella spp. foram submetidas à identificação bioquímica, sendo a temperatura e período de incubação padronizado em todas as etapas em 37°C/24h, respectivamente. Os ovos das feiras passaram por testes bioquímicos adicionais para identificação de outras enterobactérias. Não houve isolamento de Salmonella spp. em nenhuma das amostras de swabs e ovos. Contudo, foi possível isolar Escherichia coli, Citrobacter spp., Enterobacter spp., Proteus spp., Providencia spp., Klebsiella spp., Shigella spp., Yersinia spp. dos ovos das feiras livres. De acordo com a metodologia utilizada, podemos sugerir que galinhas de fundo de quintal de Fortaleza possui o status sanitário satisfatório. Por outro lado, os ovos de feiras livres não apresentam boas condições higiênico-sanitárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.