Espectroscopia do visível e infra-vermelho próximo para estimar sólidos solúveis e firmeza de polpa em função da época de colheita em pêssegos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1257Palavras-chave:
Prunus pérsica, Avaliação da qualidade, Métodos não destrutivos.Resumo
O objetivo deste estudo foi estabelecer modelos de calibração para estimar sólidos solúveis e firmeza da polpa de forma não destrutiva em pêssegos ‘Chimarrita’, ‘Maciel’, ‘Eldorado’ e ‘Jubileu’ observando o efeito da época da colheita das frutas sobre estes modelos. Para isto, no primeiro ano de execução foi utilizado o espectrofotômetro NIR-Case (SACMI) no qual foram estabelecidas as equações de calibração para cada cultivar a partir das avaliações por métodos não destrutivos e destrutivos e, posteriormente, testou-se o desempenho destes modelos através do procedimento da validação com a observação dos resultados coeficiente de determinação (R2) e erro padrão dos valores previstos (SEP). No segundo ano de experimento utilizando o mesmo equipamento e metodologia, datas de colheitas ao longo da maturação dos pêssegos foram estipuladas e nestas foram desenvolvidos modelos de calibração para cada cultivar estudada. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que os modelos propostos para avaliação da qualidade das frutas foram satisfatórios para predizer o teor de sólidos solúveis nas cultivares em estudo, e o mesmo resultado não foi observado em relação à firmeza de polpa no primeiro ano de avaliação. No segundo ano observou-se que os valores dos parâmetros estatísticos referentes a validação dos modelos estabelecidos se alteram ao longo das diferentes épocas de colheita, mas com valores de R2 e SEP aceitáveis para estimar os teores de sólidos solúveis em todas as cultivares e para o parâmetro firmeza de polpa apenas para as cultivares Eldorado e Jubileu os valores foram considerados satisfatórios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.