Teste de condutividade elétrica para determinação do potencial fisiológico de sementes de aveia branca
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2405Palavras-chave:
Avena sativa, Efluxo de eletrólitos, Vigor de sementes.Resumo
A determinação da condutividade elétrica (CE) constitui um teste rápido e de fácil execução para avaliação do vigor de sementes. No entanto, ainda faltam informações sobre a eficiência e tempo de embebição para o teste CE na avaliação do vigor das sementes de aveia branca. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos do período de embebição na condutividade elétrica e verificar a eficiência comparativa com outros testes de vigor em sementes dessa espécie. O experimento foi conduzido utilizando-se oito lotes de sementes de aveia branca da cultivar URS Guria, sendo quatro provenientes de plantas tratadas com fungicida e quatro sem aplicação de fungicida durante o ciclo da cultura. O teste de CE foi conduzido à temperatura de 20ºC, por períodos de 2, 4, 8, 12, 16, 24, 36 e 48 horas de imersão, em 50mL de água destilada, utilizando-se 2g de sementes. Realizou-se também teste de germinação, primeira contagem, emergência em areia, índice de velocidade de emergência, comprimento de plântula, leitura de potássio e envelhecimento acelerado. Foi adotado delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Com tempo de embebição de duas horas já é possível distinguir lotes quanto à qualidade fisiológica das sementes estudadas, com base no teste CE. Os lotes de sementes provenientes de plantas tratadas com fungicida possuem maior vigor. O teste de condutividade elétrica se correlacionou negativamente e significativamente (P <0,05) com os testes de vigor: primeira contagem da germinação, emergência em areia e índice de velocidade de emergência e também correlação negativa, porém fraca (P <0,10) com os testes de: germinação, envelhecimento acelerado, comprimento de plântula e lixiviação de potássio. O teste de condutividade elétrica é eficiente, sendo indicado para avaliar o potencial fisiológico de sementes de aveia branca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.