Espacialização climática e análise de dados longitudinais de bovinos Nelore criados nos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins por meio de técnicas univariadas e multivariadas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p2197Palavras-chave:
Ambiente, Correlação, Seleção.Resumo
Objetivou-se com este estudo espacializar os fatores climáticos que melhor discriminam os Estados do Maranhão, Pará e Tocantins, e analisar a estrutura de correlação fenotípica entre as variáveis fenotípicas pesos padronizados aos 120, 210, 365, 450 e 550 dias de idade e propor índice fenotípico para seleção dos animais nestes Estados. As variáveis climáticas analisadas foram: temperatura máxima; temperatura mínima; temperatura média; precipitação; índice normalizado de diferença vegetativa; umidade relativa do ar; altitude; e, índice de temperatura e umidade. Técnicas univariada e multivariadas foram utilizadas, por meio do programa Statistical Analysis System, SAS, para tentar explicar as relações intra-variáveis, variação ambiental e fenotípica. As diferenças esperadas nas progênies (DEPs) foram preditos por meio do software MTDFREML. Todas as variáveis climáticas e fenotípicas foram eficazes em discriminar os Estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Assim, sugere-se a utilização de índices fenotípicos para classificação e seleção dos animais dentro de cada Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.