Testes de avaliação de injúria renal precoce em cães e gatos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p411Palavras-chave:
Injúria renal, Diagnóstico precoce, Taxa de filtração glomerular, Proteinúria.Resumo
A identificação de injúrias renais é uma medida importante que tem como objetivo evitar a instalação de alterações irreversíveis, tal como a doença renal crônica, problema de incidência elevada em cães e gatos. As concentrações séricas de ureia e de creatinina são os parâmetros rotineiramente avaliados, quando se busca a identificação de insuficiência renal. Porém, estes valores só se encontram alterados quando 66 a 75% dos néfrons apresentam incapacidade de função excretora. Em muitas situações, uma agressão desta magnitude pode ser suficiente para causar a morte do animal. Avaliações que identifiquem a agressão, antes mesmo que as funções encontrem-se alteradas vêm sendo estudadas, mostrando serem importantes avaliadores precoces de possíveis danos irreversíveis. A quantificação das enzimas urinárias, proteína urinária, fração de excreção de eletrólitos, taxa de filtração glomerular e a observação do sedimento urinário têm grande valor como exames sensíveis de injúria renal precoce. Há a necessidade do emprego de testes que auxiliem, não somente na identificação precoce, mas também na determinação da progressão da doença e da eficácia do tratamento. A presente revisão objetiva descrever os testes laboratoriais que podem ser realizados para a avaliação precoce de injúria renal de cães e gatos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.