Estudo laboratorial do uso de cefovecina em cães sadios
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p365Palavras-chave:
Cães, Cefovecina, Hematologia, Plaquetas.Resumo
A cefovecina é a mais nova cefalosporina semissintética de terceira geração, indicada para tratamento de infecções de pele e do trato urinário de cães e gatos. O principal diferencial da cefovecina para as outras cefalosporinas é sua alta ligação às proteínas plasmáticas, o que lhe permite longo período de ação. Devido à ausência de trabalhos demonstrando alterações laboratoriais provocadas pelo uso da cefovecina, este trabalho teve o objetivo de avaliar a influência da terapia com cefovecina sobre as proteínas séricas e suas frações, valores do hemograma, atividade de uréia e creatinina, hemogasometria, distribuição do diâmetro das plaquetas (PDW) e contagem plaquetária em cães hígidos. Foram usados dez cães adultos (machos n=4; fêmeas n=6), com peso médio de 10,03±3,54 Kg, incluídos nos experimento mediante exames clínicos e laboratoriais. Os cães receberam por via subcutânea a cefovecina sódica (Convenia®), na dose de 8mg/Kg e foram acompanhados clínica e laboratorialmente nos dias 1, 2, 3, 7, 14 e 21 após o tratamento (dpt). Apesar de os valores permanecerem dentro da faixa de normalidade para a espécie, houve uma diminuição significativa (P<0,05) nos valores da proteína sérica, globulinas, hemoglobina e volume globular aos 21(dpt). O diâmetro das plaquetas (PDW), bem como sua contagem diminuíram aos 7 e 21 dias, mas sem diferença significativa (P>0,05), respectivamente. Não houve alterações nas atividades de uréia e creatinina, hemogasometria e valores leucocitários após a administração da cefovecina. Conclui-se que a cefovecina pode ser administrada em cães saudáveis sem causar alterações laboratoriais significantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Cecília Braga Laposy, Dheywid Karlos Mattos Silva, Júlia Neves Pessoto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













