Variabilidade espacial de atributos físico-químicos de um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico em sistema plantio direto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p193Palavras-chave:
Geoestatística, Densidade do solo, Manejo da fertilidade do solo, Zea Mays.Resumo
O conhecimento da variabilidade espacial dos atributos químicos e físicos no solo é muito importante, principalmente, para a agricultura de precisão. A geoestatística vem em busca de aprimorar técnicas que possam viabilizar o uso correto e responsável do solo. Assim, durante o ano agrícola 2011/2012, em área de plantio de direto com a cultura do milho, no município de Gurupi (TO), no Cerrado brasileiro, objetivou-se analisar a variabilidade espacial de atributos físico-químicos de um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico sob plantio direto. Foi instalada a malha de amostragem para a coleta de dados do solo, com 100 pontos amostrais, numa área de 1755 m2. Foram determinados os teores de P disponível, matéria orgânica, valor de pH (H2O), teores de K+, Ca2+ e Mg2+, e calculados os valores de soma de bases (SB) e saturação por bases (V%), na profundidade de 0-0,20 m, resistência do solo à penetração (RP), nas profundidades de 0-0,05 m, 0,05-0,10 m, 0,10-0,20 m e 0,20-0,40 m e densidade do solo na profundidade de 0-0,10 m (Ds). Efetuou-se a análise descritiva dos dados e em seguida foram modelados semivariogramas para todos os atributos, obtendo-se as respectivas validações cruzadas e mapas de krigagens. Os atributos químicos e físicos do solo, exceto a saturação por bases (V%), apresentaram dependência espacial. Provavelmente, a descontinuidade da dependência espacial para V%, seja devido a fertilização ao longo dos anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.