Reposição volêmica com hidroxietilamido ou solução de ringer lactato em cães com gastroenterite hemorrágica por parvovírus
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1783Palavras-chave:
Parvovírus, Eletrólitos, Hidroxietilamido 130/0, 4, Cães.Resumo
A parvovirose é uma doença infecciosa viral, altamente contagiosa, que acomete cães causando enterite aguda. A desidratação é um problema secundário e de evolução aguda, sendo este o foco principal do tratamento. O objetivo deste estudo foi avaliar dois tratamentos de reposição volêmica em cães com diagnóstico confirmado de parvovirose por detecção do antígeno nas fezes por meio de ELISA. Foram utilizados 15 cães, mestiços, machos e fêmeas, com idade de 3 a 6 meses, destes, quatro vieram a óbito durante o tratamento e 11 foram incluídos no estudo. Os pacientes foram alocados aleatoriamente em dois grupos: Grupo Hidroxietilamido 130/0,4 (HES, n=6) e Grupo Ringer Lactato (RL, n=5), os quais receberam fluidoterapia com hidroxietilamido 130/0,4 e solução de Ringer Lactato, respectivamente, com base nos cálculos de déficit hídrico. Todos os animais receberam por via intravenosa: cefalotina, metronidazol, ranitidina e metoclopramida. Durante o internamento, a cada 12 horas foram avaliados os gases sanguíneos arteriais, eletrólitos e realizou-se exame clínico completo (frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura retal, tempo de preenchimento capilar, vômito, apetite, desidratação, ganho de peso, hematoquezia, melena, hematêmese e dor abdominal) e a cada 24 horas hemograma. Em comparação ao basal, no grupo RL houve aumento nos valores de PaO2 e diminuição nos níveis de hemoglobina, hematócrito, fósforo e magnésio; e no grupo HES, ocorreu diminuição na porcentagem de desidratação, hemoglobina, fósforo e potássio. Não foram observadas diferenças significativas nos demais parâmetros entre os grupos. Ambos os tratamentos foram efetivos na reposição volêmica dos pacientes, não diferindo em nenhuma variável analisada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.