Índice de vegetação no algodoeiro sob diferentes doses de nitrogênio e regulador de crescimento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p169Palavras-chave:
Agricultura de precisão, Manejo da adubação, Sensoriamento remoto.Resumo
O custo crescente dos fertilizantes nitrogenados, aliado às elevadas perdas, aumenta a necessidade de práticas de manejo que resultem em alta eficiência de utilização do nitrogênio pelas culturas, considerando a redução de riscos ao ambiente. Nessa premissa, objetivou-se avaliar a resposta do índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI) à variação de doses de nitrogênio e regulador de crescimento e sua relação com os teores foliares de N e de clorofila na cultura do algodoeiro. O experimento foi conduzido em um Latossolo Vermelho distroférrico, em Dourados, MS. Adotou-se um delineamento em blocos aleatorizados, no esquema de parcelas subdivididas, com 4 repetições. Os tratamentos principais consistiram de doses de regulador de crescimento (0, 0,30 e 0,60 L ha-1); os tratamentos secundários consistiram de 5 doses de N (0, 30, 70, 110 e 150 kg ha-1). O NDVI obtido através de sensor óptico ativo foi influenciado significativamente, tanto pelas doses de N quanto pela aplicação do regulador de crescimento, porém, na maior parte das leituras não houve interação significativa entre estes dois fatores. Os valores do NDVI podem ser usados para diagnosticar deficiências nutricionais relativas ao N na cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.