Consórcio na entrelinha de sorgo com braquiária na safrinha para produção de grãos e forragem

Autores

  • Alessandro Guerra da Silva Universidade de Rio Verde
  • Luiz Eduardo de Moraes Universidade de Rio Verde
  • Adalbert Horvathy Neto Universidade de Rio Verde
  • Itamar Rosa Teixeira Universidade Estadual de Goiás
  • Gustavo André Simon Universidade de Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3475

Palavras-chave:

Sorghum bicolor, Brachiaria, Profundidade de semeadura, Entressafra, Associação de culturas, Rendimento de grãos.

Resumo

O consórcio tem-se mostrado como técnica de cultivo eficaz para maximização da produção a partir do cultivo simultâneo de diferentes espécies na mesma área. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar, na safrinha, a produção de grãos e forragem na entressafra por meio do consórcio na entrelinha de sorgo granífero com braquiária em duas profundidades de semeadura. O experimento foi implantado a campo em Rio Verde-GO, no dia 05 de março de 2009. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 2x3+1+3, com quatro repetições, correspondendo a duas profundidades de semeadura da braquiária (2 e 10 cm), três espécies de braquiária (Brachiaria decumbens, B. brizantha cv. Marandú e B. ruziziensis) e quatro tratamentos adicionais referentes aos monocultivos de sorgo e três espécies de braquiárias. O sorgo granífero utilizado foi o DKB 599. A avaliação do rendimento de forragem das braquiárias foi realizada aos 98 dias após a colheita do sorgo. Os resultados permitiram constatar que os consórcios na entrelinha de sorgo com B. ruziziensis, independente da profundidade de semeadura, e com B. brizantha, semeada a 2 cm de profundidade, não causaram reduções no rendimento de grãos. O cultivo de braquiária na entrelinha do sorgo possibilitou incrementos nos rendimentos de massa seca e proteína bruta total da forragem. O consórcio de sorgo com braquiária na safrinha mostrou-se como técnica de cultivo promissora para produção de grãos e forragem (massa seca e proteína bruta) na entressafra em condições de cerrado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandro Guerra da Silva, Universidade de Rio Verde

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, PPGPV, Faculdade de Agronomia, Universidade de Rio Verde, UniRV, Rio Verde, GO.

Luiz Eduardo de Moraes, Universidade de Rio Verde

Engo Agrº, UniRV, Rio Verde, GO.

Adalbert Horvathy Neto, Universidade de Rio Verde

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, PPGPV, UniRV, Rio Verde, GO.

Itamar Rosa Teixeira, Universidade Estadual de Goiás

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Anápolis, UnUCET, Anapólis, GO.

Gustavo André Simon, Universidade de Rio Verde

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, PPGPV, Faculdade de Agronomia, Universidade de Rio Verde, UniRV, Rio Verde, GO.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Silva, A. G. da, Moraes, L. E. de, Horvathy Neto, A., Teixeira, I. R., & Simon, G. A. (2013). Consórcio na entrelinha de sorgo com braquiária na safrinha para produção de grãos e forragem. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl1), 3475–3488. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3475

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>