Análise dos indicadores de qualidade da água no trecho urbano do Rio Apodi-Mossoró em Mossoró-RN, Brasil

Autores

  • Joel Medeiros Bezerra Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Paulo Cesar Moura da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rafael Oliveira Batista Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Carlos Henrique Catunda Pinto Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Alex Pinheiro Feitosa Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3443

Palavras-chave:

Corpo hídrico, Poluição antrópica, Gestão ambiental.

Resumo

A água é um recurso natural fundamental para a vida, sendo indispensável em praticamente todas as atividades antrópicas. Sendo um recurso natural limitado, a preocupação com a conservação da qualidade da água tornou-se crescente, concomitante a procura de mecanismos eficazes, capazes de mitigar os impactos ambientais negativos. O presente trabalho tem como objetivo aplicar o Índice de Qualidade de Água (IQA) aos barramentos hidráulicos situados no trecho urbano do município de Mossoró-RN, sendo, posteriormente, feita a verificação da condição do corpo hídrico de acordo com as classes de uso, ressaltando os preponderantes, além da classificação prévia do corpo hídrico. As coletas de água para análise dos parâmetros referentes ao IQA foram realizadas no mês de julho de 2010, distribuídas em três barramentos situados no trecho urbano, sendo georreferenciadas, subsidiando a indicação dos pontos críticos. Foram elencadas as possíveis atividades exploratórias contribuintes com a contaminação do corpo hídrico. Por fim realizada a avaliação individual dos valores obtidos comparados com as diretrizes das legislações vigentes. Com os resultados obtidos, baseado na resolução CONAMA nº 357/2005, verificou-se que as análises para o período de estiagem, evidenciam a condição do corpo hídrico quanto a salinidade como água salobra, em relação aos usos preponderantes, Classe 1. Entretanto, quando analisados individualmente os parâmetros e comparados aos padrões estabelecidos pela resolução CONAMA nº 357/2005, constata-se que o fósforo total apresentou valores em desacordo. A partir da entrada da cidade e à jusante desta, em função da grande carga de efluentes domésticos e despejos agroindustriais, além do escoamento superficial, a água apresenta-se com qualidade boa no primeiro barramento e regular nos demais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joel Medeiros Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engº Agrícola e Ambiental, Discente do Curso de Doutorado em Engenharia Agrícola, da Universidade Federal Rural de Campina Grande, UFCG, Campina Grande, PB.

Paulo Cesar Moura da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engo Agro, Prof. Adjunto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN.

Rafael Oliveira Batista, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engo Agro, Prof. Adjunto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN.

Carlos Henrique Catunda Pinto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engº Químico, Prof. Adjunto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Mossoró, RN.

Alex Pinheiro Feitosa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engº Agrícola e Ambiental, Discente do Curso de Doutorado em Manejo de Solo e Água, Universidade Federal Rural do SemiÁrido, UFERSA, Mossoró, RN.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Bezerra, J. M., Silva, P. C. M. da, Batista, R. O., Pinto, C. H. C., & Feitosa, A. P. (2013). Análise dos indicadores de qualidade da água no trecho urbano do Rio Apodi-Mossoró em Mossoró-RN, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl1), 3443–3454. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3443

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)