Casca de soja na alimentação de codornas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p3057Palavras-chave:
Alimento, Desempenho, Digestibilidade, Parâmetros séricos, Qualidade de ovos, Subproduto.Resumo
A casca de soja é um subproduto da indústria do processamento da soja; embora apresente alto teor de fibra, existem evidências que as codornas possuem maior capacidade de digerir fibras comparada às galinhas. Assim, objetivou-se avaliar a digestibilidade e os efeitos de diferentes níveis de inclusão da casca de soja no desempenho, qualidade de ovos, peso dos órgãos do trato gastrointestinal e níveis séricos de colesterol e triglicerídeos de codornas. Para tanto, dois experimentos foram conduzidos. No experimento 1 foi realizado ensaio de digestibilidade, utilizando-se 120 machos de codornas de 30 dias de idade, distribuídos em dois tratamentos: dieta referência e teste (substituição parcial de 20% da dieta referência) com 10 repetições e seis aves por unidade experimental. No experimento 2, 280 codornas japonesas com 150 dias de idade foram distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado com cinco níveis de inclusão de casca de soja: 0; 5; 10; 15 e 20%, sete repetições e oito aves por unidade experimental. A energia metabolizável (EMA) e metabolizável aparente corrigida pelo balanço de nitrogênio (EMAn) e os respectivos coeficientes de metabolizabilidade foram 1.844,47 e 1.783,81kcal/kg, de matéria seca, 49,53 e 46,64%, respectivamente. A inclusão de casca de soja não afetou o desempenho, qualidade dos ovos, e níveis séricos de colesterol e triglicerídeos. Dentre os órgãos do trato gastrointestinal, a inclusão de casca de soja afetou somente o pâncreas. Estes resultados sugerem que a casca de soja pode ser incluída nas dietas de codornas em até 20%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.