Aplicação do método do índice de qualidade (MIQ) para o estudo da vida útil de filés de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) sem pele, armazenados em gelo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2289Palavras-chave:
Tilápia, Frescor, Análise sensorial, Rejeição, Vida de prateleira.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi desenvolver o Método do Índice de Qualidade (MIQ) para filé sem pele de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), cultivada, e aplicá-lo no estabelecimento da sua vida útil. Os filés (média de 120 g cada) foram mantidos em caixas com gelo na proporção de 1:1 (filé:gelo) na temperatura média de 0°C e armazenados em câmaras de refrigeração (4°C) por 18 dias. Para avaliar o frescor durante o armazenamento, realizaram-se análises sensoriais (MIQ) e físico-químicas (pH e Nitrogênio das Bases Voláteis Totais) a cada 72 horas, a partir do tempo zero, em triplicata. A vida útil máxima do filé sem pele de tilápia do Nilo, em gelo, foi estimada em 15 dias. O MIQ foi considerado eficiente na avaliação do frescor da tilápia do Nilo, já que a rejeição sensorial pelo MIQ foi determinante no estabelecimento da vida de prateleira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.