Caracterização morfométrica, germinação e conservação de sementes de Caesalpinia pulcherrima (L.) SW. (Fabaceae: Caesalpinioidea)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2287Palavras-chave:
Maravilha, Morfologia, Dormência, Armazenamento.Resumo
O objetivo foi caracterizar a morfometria de frutos e sementes, identificar o melhor tratamento de superação de dormência, a melhor temperatura de germinação e avaliar o potencial de armazenamento de sementes de Caesalpinia pulcherrima, uma espécie arbóreo-arbustiva, utilizada como cerca viva, quebra vento e de amplo uso medicinal e paisagístico. Para a caracterização morfométrica, determinouse o comprimento, espessura, largura, massa de 1000 sementes, número de sementes por fruto, coloração, formato e localização do hilo e da micrópila, tipo de embrião, sua localização e tipo de germinação. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada em função de diferentes tratamentos de superação de dormência, temperaturas e condições de armazenamento. Os ensaios foram instalados sob delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes. O fruto é do tipo legume, deiscente, polispérmico, contendo em média sete sementes, que apresentam formato oblongo-ovalado, embrião axial linear, com 9,6 mm de comprimento, 7,3 mm de largura por 3,3 mm de espessura. A escarificação mecânica das sementes em lado oposto à micrópila e a temperatura de 300C constituíram no melhor tratamento germinativo. A qualidade fisiológica das sementes foi mantida por 270 dias, quando armazenadas com grau de umidade de 7%, independente da embalagem e condições de armazenamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.