Detecção de Fusarium spp. e Trichoderma spp. e antagonismo de Trichoderma sp. em soja sob plantio direto

Autores

  • Paola Mendes Milanesi Universidade Federal de Santa Maria
  • Elena Blume Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlove Fátima Brião Muniz Universidade Federal de Santa Maria
  • Lia Rejane Silveira Reiniger Universidade Federal de Santa Maria
  • Zaida Inês Antoniolli Universidade Federal de Santa Maria
  • Emanuele Junges Universidade Federal de Santa Maria
  • Manoeli Lupatini Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3219

Palavras-chave:

Glycine max (L.) Merrill, Fungos, População, Podridão radicular, Controle biológico.

Resumo

Este trabalho objetivou i) quantificar a ocorrência de Fusarium spp. e Trichoderma spp. em solo rizosférico, com e sem sintomas de Síndrome da Morte Súbita (SMS), em oito genótipos de soja; ii) identificar morfologicamente Fusarium spp. de raízes; iii) avaliar relações antagônicas entre Trichoderma e Fusarium, isolados de solo rizosférico e raízes de plantas com e sem sintomas de SMS, respectivamente e iv) caracterizar, através da região ITS1-5.8S-ITS2 do rDNA, os isolados de Trichoderma spp. com melhor desempenho no teste de confrontação direta. As coletas de solo e raízes foram realizadas em uma área experimental localizada em Cruz Alta, RS, Brasil. Em laboratório, foram realizadas diluições seriais das amostras de solo, contagem do número de Unidades Formadoras de Colônias (UFCs/g-1 de solo rizosférico) e isolamento para identificação de isolados de Fusarium spp. e Trichoderma spp. e teste de confrontação direta. Houve diferença significativa entre as populações de Trichoderma spp. em solo rizosférico de plantas com e sem sintomas de SMS. Para a população de Fusarium spp., foi constatada diferença significativa apenas em solo rizosférico de plantas sem sintomas da doença. Em raízes doentes, foram identificadas as espécies F. solani, F. avenaceum, F. graminearum, F. oxysporum e F. verticillioides. No teste de confrontação direta, oito isolados de Trichoderma spp. apresentaram o melhor desempenho no antagonismo a Fusarium spp. Os isolados de Trichoderma spp. provenientes de plantas com sintomas de SMS mostraram maior eficiência de controle in vitro. Esses isolados apresentaram alta similaridade com espécies do agregado T. koningii.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paola Mendes Milanesi, Universidade Federal de Santa Maria

Engª Agrª, Pós-Doutoranda em Ciência do Solo, PDJ/CNPq, Deptº de Solos, Laboratório de Biotransformações do Carbono e do Nitrogênio, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Centro de Ciências Rurais, CCR, Santa Maria, RS.

Elena Blume, Universidade Federal de Santa Maria

Profª Associada de Fitopatologia, Deptº de Defesa Fitossanitária, UFSM/CCR, Santa Maria, RS.

Marlove Fátima Brião Muniz, Universidade Federal de Santa Maria

Profª Associada de Fitopatologia, Deptº de Defesa Fitossanitária, UFSM/CCR, Santa Maria, RS.

Lia Rejane Silveira Reiniger, Universidade Federal de Santa Maria

Profª Associada de Melhoramento Vegetal, Deptº de Fitotecnia, UFSM/CCR, Santa Maria, RS.

Zaida Inês Antoniolli, Universidade Federal de Santa Maria

Profª Associada de Biologia do Solo, Deptº de Solos, Laboratório de Biologia do Solo e do Ambiente, UFSM/CCR, Santa Maria, RS.

Emanuele Junges, Universidade Federal de Santa Maria

Engª Agrª, Discente de Doutorado em Agronomia, Deptº de Defesa Fitossanitária, Laboratório de Fitopatologia, UFSM/CCR, Santa Maria, RS.

Manoeli Lupatini, Universidade Federal de Santa Maria

Engª Agrª, Discente de Doutorado em Ciência do Solo, Bolsista CAPES. Deptº de Solos, Laboratório de Biologia do Solo e do Ambiente, UFSM/CCR, Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Milanesi, P. M., Blume, E., Muniz, M. F. B., Reiniger, L. R. S., Antoniolli, Z. I., Junges, E., & Lupatini, M. (2013). Detecção de Fusarium spp. e Trichoderma spp. e antagonismo de Trichoderma sp. em soja sob plantio direto. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl1), 3219–3234. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3219

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)