Tecnologia de aplicação em café (Coffea arabica L.): efeito da assistência de ar com equipamento de acionamento manual
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2697Palavras-chave:
Pulverizador, Cobertura, Cafeeiro.Resumo
Pequenos agricultores, nas diversas partes do Brasil, baseiam a aplicação de produtos fitossanitários exclusivamente em pulverizadores costais manuais. Como se trata de um equipamento bastante simples, poucos são os recursos disponíveis visando melhorar a qualidade da aplicação realizada. O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da assistência de ar, com acionamento manual, na deposição e porcentual de cobertura da calda aplicada em pulverização nas folhas de café, situadas interna e externamente. O equipamento constituiu-se de pulverizador costal pressurizado com CO2 acoplado a uma polvilhadora. Na saída de ar da polvilhadora foi adaptada uma mangueira para condução do fluxo de ar emitido junto ao bico de pulverização do pulverizador (XR 110-02, jato plano ampliado). Utilizou-se uma calda composta de água + cloreto de potássio + corante fluorescente. Os níveis de depósitos foram avaliados pela condutividade elétrica da solução de lavagem sobre as folhas e o percentual de cobertura através da luz ultravioleta emitida. A deposição foi maior nas folhas posicionadas externamente à planta, assim como a cobertura porcentual. Também a cobertura porcentual foi maior para a face adaxial das folhas de café. Não houve diferença quanto ao uso ou não da assistência de ar. Aperfeiçoamentos na geração e distribuição do ar em equipamentos de acionamento manual podem ser necessários, visando sua utilização para melhorias da aplicação de líquidos em pulverização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.