Uso de fertilizante de liberação lenta na produção de mudas de batata-doce em bandeja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2667Palavras-chave:
Ipomoea batatas, Enraizamento, Estaca herbácea, Multiplicação, Substrato.Resumo
A produção de mudas em recipientes geralmente demanda a utilização de fertilizantes. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de mudas de batata-doce em bandeja com utilização de fertilizante de liberação lenta. O experimento foi conduzido, sob viveiro telado, em esquema fatorial 5 x 5, com cinco doses do fertilizante de liberação lenta NPK 19-06-10 (0, 50, 100, 150 e 200 g por 25 kg de substrato) e cinco tempos de permanência das mudas em bandeja (14, 28, 42, 56 e 70 dias após plantio das estacas). Foram avaliados número e massa de matéria seca de raízes e folhas. O número de raízes não foi influenciado pela adição de fertilizante. De maneira geral, até a maior dose utilizada não houve prejuízo ao crescimento das mudas. Logo, a adição do fertilizante favorece o crescimento de mudas de batata-doce, sendo que a dose de 200 g por 25 kg de substrato promove os melhores resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.