Formas de carbono em latossolo sob sistemas de plantio direto e integração lavoura-pecuária no cerrado, Goiás

Autores

  • Régis Pinheiro Martins Bezerra Universidade Federal do Ceará
  • Arcângelo Loss Universidade Federal do Ceará
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Adriano Perin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2637

Palavras-chave:

Carbono orgânico total, Carbono solúvel em água, Carbono das frações humina, Ácidos húmicos e fúlvicos.

Resumo

O sistema plantio direto (SPD) e mais recentemente, a integração lavoura-pecuária (ILP) são muito utilizados para produção de grãos no bioma Cerrado. Neste, a matéria orgânica do solo (MOS) é um dos principais componentes responsáveis pela manutenção da qualidade dos solos tropicais. Este trabalho objetivou quantificar os teores de carbono orgânico total (COT), nitrogênio total (N-total), carbono solúvel em água (CSA) e carbono das frações húmicas em áreas com diferentes sistemas de uso do solo no Cerrado goiano. Os sistemas agrícolas utilizados foram: ILP (milho+braquiária/feijão/algodão/ soja) e SPD (girassol/milheto/soja/milho) e como referência, área de vegetação nativa de Cerrado (Cerradão). Foram coletadas amostras de terra nas profundidades de 0-10; 10-20; 20-30 e 30-40 cm. Foram determinados os teores de COT, N-total, CSA, carbono da fração humina (C-HUM), fração ácido húmico (C-FAH) e fração ácido fúlvico (C-FAF). A área de Cerradão apresentou os maiores teores de COT, N-total, C-HUM e C-FAH na camada superficial (0-10 cm). Os teores de CSA e das frações húmicas da MOS apresentaram diferenças significativas entre os sistemas de uso do solo e as profundidades de amostragem. Os maiores teores de C-FAH foram encontrados na área de ILP, nas camadas de 0-10 e 20-30 cm. Os sistemas de ILP e SPD não apresentaram diferenças para o COT e N-Total, exceto para N na camada de 20-30 cm. O sistema de ILP favorece a formação do C-HUM em comparação ao SPD. O sistema de ILP acarreta em menores teores de CSA e maiores de C-FAF quando comparado com o SPD, que apresenta maiores teores de CSA e C-FAH. O uso do CSA e carbono das frações húmicas foi mais eficiente para identificar diferenças provenientes dos sistemas de uso do solo avaliados (SPD, ILP e Cerradão) quando comparado ao COT, para as condições edafoclimáticas do presente estudo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Régis Pinheiro Martins Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Discente do Curso de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas, Deptº de Ciência do Solo, Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza.

Arcângelo Loss, Universidade Federal do Ceará

Prof. Adjunto, Centro de Ciências Agrárias, Deptº de Engenharia Rural, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Associado IV, Deptº de Solos, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ.

Adriano Perin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Prof. D3, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Rio Verde, GO.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Bezerra, R. P. M., Loss, A., Pereira, M. G., & Perin, A. (2013). Formas de carbono em latossolo sob sistemas de plantio direto e integração lavoura-pecuária no cerrado, Goiás. Semina: Ciências Agrárias, 34(6), 2637–2654. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2637

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>