Caracterização fenotípica e molecular de isolados de Staphylococcus spp. obtidos de leite de ovelhas do Município de Chapecó-SC
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p311Palavras-chave:
Mastite, Ovinos, Genes de resistência, Bomba de efluxo, Biofilme, PCR.Resumo
O presente trabalho teve como objetivos determinar o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos e avaliar a presença de mecanismos de resistência antimicrobiana em Staphylococcus spp. (n=36) isolados de mastite em ovelhas do município de Chapecó-SC. O potencial para produção de biofilme foi determinado pelos testes fenotípicos de Agar Vermelho Congo, DAPI e Violeta de Genciana e por teste molecular pela técnica de PCR para a detecção do gene icaD. Para determinar o perfil de resistência aos antimicrobianos, foi realizado o teste de difusão em disco e detecção dos genes de resistência blaZ, mecA, erm (A, B e C) e msrA. O teste da bomba de efuxo foi realizado através do crescimento das culturas em Agar Muller Hinton contendo brometo de etídio. Os resultados mostraram que 1 (2,78%), 36 (100%) e 10 (27,78%) isolados foram considerados produtores de biofilme pelos testes de Agar Vermelho Congo, DAPI e Violeta de Genciana, respectivamente, enquanto que o gene icaD foi observado em apenas 2 (5,55%) isolados. O menor percentual de sensibilidade foi observado para ampicilina (58,33%) e penicilina (58,33%). Os isolados avaliados foram positivos para os genes de resistência blaZ (58,33%) e msrA (11,11%). Nenhum isolado apresentou os genes de resistência erm (A, B, C) e apenas uma amostra foi positiva para o teste da bomba de efluxo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.