Nodulação, aspectos bioquímicos, crescimento e produtividade do feijoeiro em função da aplicação de bioestimulante
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p77Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, Regulador vegetal, Nitrato redutase, Crescimento radicular.Resumo
A utilização de bioestimulantes pode alterar o desenvolvimento e o crescimento vegetal, porém, a ação dos mesmos pode ser variável conforme o estádio de desenvolvimento da planta. Objetivou-se avaliar o efeito de formas e épocas de aplicação de um bioestimulante (citocinina, ácido indolbutírico e ácido giberélico) na nodulação, alguns aspectos bioquímicos, crescimento e produtividade do feijoeiro cultivar Pérola. Os tratamentos foram: Testemunha (sem aplicação); TS – 250 mL ha-1 em tratamento de semente (TS); V4 – 250 mL ha-1 via pulverização foliar em V4; R5 – 250 mL ha-1 via pulverização foliar em R5; TS+V4 – 250 mL ha-1 em TS + 250 mL ha-1 em V4; TS+R5 – 250 mL ha-1 em TS + 250 mL ha-1 em R5; V4+R5 – 250 mL ha-1 em V4 + 250 mL ha-1 em R5 e TS+V4+R5 – 250 mL ha-1 em TS + 250 mL ha-1 em V4 + 250 mL ha-1 em R5. A aplicação do bioestimulante via foliar na fase vegetativa (V4) ou início da reprodutiva (R5) proporciona incrementos na nodulação, no crescimento radicular, no conteúdo de açúcares solúveis e aminoácidos totais e na atividade da nitrato redutase, porém, não interfe no crescimento da parte aérea e na produtividade da cultura do feijão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.