Nodulação, aspectos bioquímicos, crescimento e produtividade do feijoeiro em função da aplicação de bioestimulante
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p77Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, Regulador vegetal, Nitrato redutase, Crescimento radicular.Resumo
A utilização de bioestimulantes pode alterar o desenvolvimento e o crescimento vegetal, porém, a ação dos mesmos pode ser variável conforme o estádio de desenvolvimento da planta. Objetivou-se avaliar o efeito de formas e épocas de aplicação de um bioestimulante (citocinina, ácido indolbutírico e ácido giberélico) na nodulação, alguns aspectos bioquímicos, crescimento e produtividade do feijoeiro cultivar Pérola. Os tratamentos foram: Testemunha (sem aplicação); TS - 250 mL ha-1 em tratamento de semente (TS); V4 - 250 mL ha-1 via pulverização foliar em V4; R5 - 250 mL ha-1 via pulverização foliar em R5; TS+V4 - 250 mL ha-1 em TS + 250 mL ha-1 em V4; TS+R5 - 250 mL ha-1 em TS + 250 mL ha-1 em R5; V4+R5 - 250 mL ha-1 em V4 + 250 mL ha-1 em R5 e TS+V4+R5 - 250 mL ha-1 em TS + 250 mL ha-1 em V4 + 250 mL ha-1 em R5. A aplicação do bioestimulante via foliar na fase vegetativa (V4) ou início da reprodutiva (R5) proporciona incrementos na nodulação, no crescimento radicular, no conteúdo de açúcares solúveis e aminoácidos totais e na atividade da nitrato redutase, porém, não interfe no crescimento da parte aérea e na produtividade da cultura do feijão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Adriana Queiroz de Almeida, Rogério Peres Soratto, Fernando Broetto, Ana Catarina Cataneo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













