Qualidade de sementes de pitombeira em função do período e da temperatura de secagem

Autores

  • Edson Almeida Cardoso Universidade Federal da Paraíba
  • Edna Ursulino Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Adriana Ursulino Alves Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p7

Palavras-chave:

Recalcitrante, Frutífera nativa, Longevidade, Dessecação.

Resumo

A pitombeira (Talisia esculenta Radlk) é uma espécie da família Sapindaceae nativa da Região amazônica, cujos frutos são obtidos principalmente de forma extrativista e sua propagação é realizada por meio de sementes, as quais são do tipo recalcitrante, ou seja, de baixa longevidade e sensíveis à dessecação. Dessa forma, o objetivo foi avaliar o efeito de diferentes métodos para secagem de sementes de T. esculenta. As sementes foram postas para secar em estufa com circulação de ar forçado, nas temperaturas de40, 45 e 50°C por períodos de 0, 6, 12, 24, 30 e 36 horas. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 3 x 7 (três temperaturas x sete períodos de secagem), em quatro repetições de 25 sementes cada; os dados foram submetidos a análise de variância e de regressão polinomial, ao nível de 5% de probabilidade de erro. A avaliação do efeito dos tratamentos foi realizada mediante determinação do teor de água, primeira contagem e porcentagem de emergência de plântulas, índice de velocidade de emergência e comprimento e massa seca de plântulas. Para garantir a qualidade, a secagem das sementes de Talisia esculenta Radlk deve ser realizada nas temperaturas de 40 e 45°C por um período inferior a seis horas, quando atingem 41% de umidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edson Almeida Cardoso, Universidade Federal da Paraíba

Engo Agro, M.e, Discente do Curso de Doutorado do PPGA em Agronomia, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Areia, PB. Bolsistas da CAPES.

Edna Ursulino Alves, Universidade Federal da Paraíba

Engª Agrª, Profª Drª, Deptº de Fitotecnia, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Areia, PB.

Adriana Ursulino Alves, Universidade Federal do Piauí

Engª Agrª, Profª Dra, Deptº de Engenharias, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Campus Prof.ª Cinobelina Elvas, CPCE, Bom Jesus, PI.

Downloads

Publicado

2015-02-26

Como Citar

Cardoso, E. A., Alves, E. U., & Alves, A. U. (2015). Qualidade de sementes de pitombeira em função do período e da temperatura de secagem. Semina: Ciências Agrárias, 36(1), 7–16. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p7

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>