Períodos e ambientes de secagem na qualidade de sementes de Genipa americana L.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p495Palavras-chave:
Dessecação, Jenipapo, Teor de água.Resumo
Genipa americana L. é uma árvore tropical, pertencente à família Rubiaceae, fornece frutos que são consumidos in natura e vem sendo explorada cada vez mais como matéria-prima de licor, vinho, refresco e também o uso da madeira branca para confecção de vários produtos. A secagem de sementes dessa espécie pode ser feita pelo método natural e/ou artificial. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da secagem natural, em diferentes ambientes e períodos, na qualidade fisiológica das sementes de Genipa americana. As sementes foram submetidas à determinação do teor de água após o beneficiamento em cada período de secagem (0, 24, 48, 72, 96, 120, 144 e 168 horas). Para a avaliação do efeito dos ambientes (laboratório e ambiente telado) e períodos de secagem foram realizados os seguintes testes: emergência em ambiente telado, índice de velocidade de emergência, comprimento de plântulas e massa da matéria seca. A secagem de sementes de jenipapeiro pode ser feita em ambiente telado (valores médios de temperatura de 33°C e umidade relativa do ar de 70%) durante 24 horas ou em laboratório (valores médios de 28°C e umidade relativa do ar de 75%) por até 48 horas sem comprometer a qualidade fisiológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Lucicléia Mendes de Oliveira, Edna de Oliveira Silva, Riselane de Lucena Alcântara Bruno, Edna Ursulino Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













