Parâmetros sanguíneos e ósseos de codornas de corte alimentadas com diferentes níveis de sódio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n2p845Palavras-chave:
Balanço eletrolítico, Desenvolvimento ósseo, Índice de Seedor.Resumo
Avaliou-se o efeito do nível de sódio da ração sobre os parâmetros sanguíneos e no desenvolvimento ósseo de codornas destinadas a produção de carne. Foram utilizadas 384 codornas italianas, distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado, com seis tratamentos e oito repetições de oito aves por unidade experimental. Os tratamentos consistiram de rações isonutrientes, exceto para o nível de sódio, que foram: 0,07; 0,12; 0,17; 0,22; 0,27 e 0,32%. As aves foram alimentadas de 1 a 49 dias de idade com as rações experimentais. Aos 49 dias, foram selecionadas duas aves por parcela para a coleta do sangue e retirada das tíbias. Foram avaliados o pH e a concentração de Na, Cl e K no sangue e o comprimento, diâmetro, peso, índice de Seedor, teor de matéria seca e cinzas, deformidade e resistência à quebra da tíbia. Os níveis de sódio da ração não influenciaram significativamente o pH, as concentrações de Na, Cl, K no sangue, comprimento, diâmetro, teor de matéria seca e cinzas e deformidade da tíbia. Entretanto, houve efeito quadrático sobre o peso, índice de Seedor e resistência à quebra, com ponto de máximo estimado em 0,19% de Na para todos os parâmetros. Conforme os resultados, a melhor qualidade óssea para codornas de corte foi obtida com 0,19% de sódio na ração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.