Metodologias de análise de adaptabilidade e de estabilidade para a identificação de linhagens de feijão promissoras para o cultivo no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p1065Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris L., Interação genótipo x ambiente, Associação entre métodos, Correlação de Spearman.Resumo
O objetivo do presente estudo foi aplicar diferentes metodologias de avaliação da adaptabilidade e da estabilidade de produção, e comparar a correlação entre essas, visando identificar linhagens avançadas de feijão promissoras para o cultivo no Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada a análise dos dados de produtividade de grãos de 17 linhagens de feijão avaliadas nos ensaios de Valor de Cultivo e Uso Sul-brasileiro, conduzidos durante o biênio 2008 e 2009. As estimativas de adaptabilidade e de estabilidade de produção foram obtidas pelos métodos de Eberhart e Russel, Cruz et al., Lin e Binns modificado por Carneiro e análise dos efeitos principais aditivos e da interação multiplicativa (AMMI). Também foi estimada a associação entre esses métodos por meio da correlação linear de Spearman. As associações entre os métodos apresentaram coeficiente de correlação de Sperarman (rs) entre 0,47 e 0,66 indicando que os métodos não foram concordantes na identificação de linhagens de feijão com adaptabilidade e estabilidade de produção. Os métodos de Cruz et al. e AMMI apresentaram correlação não significativa e devem ser utilizados em conjunto. As linhagens SM 0707, SM 1207 e CHP 98-59 apresentam alta produtividade de grãos e estabilidade de produção, sendo promissoras para o cultivo no Estado do Rio Grande do Sul.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.