Desempenho fisiológico e superação de dormência em sementes de Brachiaria brizantha submetidas a tratamento químico e envelhecimento artificial
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p21Palavras-chave:
cv. MG-5, Escarificação química, Envelhecimento acelerado, Condicionamento fisiológico e qualidade fisiológica.Resumo
A utilização de sementes de B. brizantha tem aumentado, porém, a qualidade fisiológica das sementes colocadas à disposição do produtor é ainda um fator limitante para um bom desempenho da cultura. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos causados pela escarificação química, diferentes períodos de envelhecimento artificial e condicionamento fisiológico sobre a qualidade fisiológica e superação de dormência das sementes de B. brizantha cv. MG-5 Vitória. As sementes foram submetidas à escarificação química – H2SO4 (presença e ausência), períodos de envelhecimento artificial (zero, 24, 48, 72, 96, 120, 144 e 168 horas) à 41ºC e condicionamento fisiológico utilizando-se KNO3 a 0,2% (presença e ausência) por duas horas à 25ºC, constituindo um delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 2x8x2, com quatro repetições. As sementes foram avaliadas por meio de testes de germinação e vigor. A escarificação química é um método eficaz para superação de dormência, porém reduz o potencial fisiológico das sementes. Superação de dormência das sementes de B. brizantha ocorre com o emprego do envelhecimento artificial para sementes não escarificadas e escarificadas. O condicionamento fisiológico de modo geral não tem efeito sobre a qualidade fisiológica e superação de dormência das sementes de B. brizantha, todavia, o mesmo propicia menor perda de constituintes celulares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.