Prevalência do complexo teníase-cisticercose na zona rural de Matias Barbosa-MG
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2307Palavras-chave:
Imunodiagnóstico, Prevalência, Fatores de risco, Teníase-cisticercose, Zoonose.Resumo
O complexo teníase-cisticercose é uma zoonose de grande importância para a saúde pública e animal. O ser humano desempenha importante papel sendo o único hospedeiro definitivo do parasita. Albergando no intestino as formas adultas da Taenia saginata ou da Taenia solium, cabendo à forma larvar (cisticerco) o desenvolvimento na musculatura de bovinos e suínos ou do próprio homem, quando este também atua como hospedeiro intermediário. Visando obter maior conhecimento sobre esta zoonose, o objetivo do presente estudo foi determinar o perfil epidemiológico do complexo teníase-cisticercose na zona rural do município de Matias Barbosa, localizado na Zona da Mata de Minas Gerais. Para tanto, foram realizadas coletas de sangue de 350 bovinos e 81 suínos e amostras de fezes de 124 pessoas da população presente em 74 propriedades rurais. Além disso, foi aplicado um questionário epidemiológico sobre as condições sócio-econômicas e sanitárias de cada propriedade. Observou-se uma prevalência de 0,9% de bovinos positivos ao teste de Immunoblot. Não houve suínos positivos, assim como também não foi diagnosticada pessoa portadora de teníase. Alguns fatores de risco de transmissão do complexo teníase-cisticercose no município foram identificados como o consumo de carne bovina e suína crua, propriedades sem saneamento básico e criação de bovinos com acesso a fontes de contaminação. Apesar da baixa prevalência da cisticercose bovina encontrada no município de Matias Barbosa, é necessária a tomada de medidas de controle do complexo teníase-cisticercose para impedir que haja aumento de casos da doença no município, tendo em vista que foram registrados fatores favoráveis à sua manutenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.