O ensino de sustentabilidade nas ciências econômicas: perspectiva crítica e elementos norteadores do debate

Autores

  • Daniel Caixeta Andrade
  • Carlos Eduardo de Lima Centro Universitário UNICESUMAR - Corpo docente. Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Pesquisador

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n2p27

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Resiliência, Bem-estar, Limites termodinâmicos, Economia da sustentabilidade.

Resumo

Partindo da premissa de que a academia tem um papel crucial na disseminação do conceito e meios para se atingir o chamado desenvolvimento sustentável, este ensaio tem como objetivo discutir a forma com a qual este debate é conduzido pelas ciências econômicas, cujo objeto de análise é o sistema econômico, principal veículo de alteração quantitativa e qualitativa do meio ambiente. Os economistas devem estar preparados para conduzir um debate adequado sobre as condições necessárias para a obtenção de critérios de sustentabilidade. Este não tem sido o caso, visto que o esquema analítico convencional da economia possui algumas hipóteses e premissas que resultam em um debate incompleto sobre a temática ambiental. Em função disso, são discutidos alguns princípios fundamentais que devem ser observados, evidenciando-se a importância do conceito de resiliência na análise econômica.

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Biografia do Autor

Daniel Caixeta Andrade

Pós-Doutor, Flinders University of South Australia, Austrália.

Professor, Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia - IERI, Brasil.

daniel.andrade@ufu.br

Carlos Eduardo de Lima, Centro Universitário UNICESUMAR - Corpo docente. Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Pesquisador

Mestre em Administração, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Brasil.

Professor, Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE, Brasil.

carloseduardodelima@gmail.com

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Andrade, D. C., & de Lima, C. E. (2018). O ensino de sustentabilidade nas ciências econômicas: perspectiva crítica e elementos norteadores do debate. Organizações E Sustentabilidade, 6(2), 27–41. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n2p27

Edição

Seção

Ensaios Teóricos