O ensino de sustentabilidade nas ciências econômicas: perspectiva crítica e elementos norteadores do debate
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n2p27Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, Resiliência, Bem-estar, Limites termodinâmicos, Economia da sustentabilidade.Resumo
Partindo da premissa de que a academia tem um papel crucial na disseminação do conceito e meios para se atingir o chamado desenvolvimento sustentável, este ensaio tem como objetivo discutir a forma com a qual este debate é conduzido pelas ciências econômicas, cujo objeto de análise é o sistema econômico, principal veículo de alteração quantitativa e qualitativa do meio ambiente. Os economistas devem estar preparados para conduzir um debate adequado sobre as condições necessárias para a obtenção de critérios de sustentabilidade. Este não tem sido o caso, visto que o esquema analítico convencional da economia possui algumas hipóteses e premissas que resultam em um debate incompleto sobre a temática ambiental. Em função disso, são discutidos alguns princípios fundamentais que devem ser observados, evidenciando-se a importância do conceito de resiliência na análise econômica.
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