Proposta de metodologia de prevenção de resíduos e otimização de produção aplicada à indústria de confecção de pequeno e médio porte
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2010v1n1p184Palavras-chave:
Indústria de confecção, Sustentabilidade, Produção mais limpaResumo
O setor brasileiro de vestuário, mais especificamente as indústrias de pequeno e médio porte do setor de confecção são responsáveis por elevada capacidade de produção, alto índice de empregabilidade e geração de renda, contribuindo como fonte de desenvolvimento do país. Por outro lado, a elevada produção desse setor gera impactos ambientais significativos. Neste cenário, este trabalho busca analisar o processo produtivo de confecções de pequeno e médio porte e a geração de resíduos destes, partindo da análise de propostas existentes de prevenção de geração de resíduos, e apresentar proposta de metodologia para implementação de produção mais limpa neste Setor.
Downloads
Referências
CHAMBINO, Tereza, CORREIA, Anabela. Prevenção de resíduos na indústria têxtil. Covilhã: Fitecom, 2007. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2010.
CENTRO NACIONAL DE TECNOLOGIAS LIMPAS (CNTL). Produção mais limpa em confecções. Porto Alegre, 2007
KAZAZIAN, Thierry. Haverá a idade das coisas leves. São Paulo: Ed. Senac, 2005.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MANZINI, Ezio, VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. São Paulo: Edusp, 2002.
NETO, Pedro, GUSMÃO, Nilzeth. Uma visão de qualidade na cadeia têxtil em empresas de pequeno e médio porte. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 4., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: UNIP‐ Universidade Paulista, 2008.
POPCORN, Faith. Click: 16 tendências que Irão transformar sua vida, seu trabalho e seus negócios no futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
SEBRAE. Dados das empresas. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/momento/quero‐ abrir‐um‐negocio/integra_bia?ident_unico=97. Acesso em: 23 nov. 2010.
SERENZA, Eli. Projeto de redução de consumo e geração de resíduos. Disponível em: http://www.ambiente.sp.gov.br/destaque/industria_textil1.htm Acesso em: 30 out. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.