Design Centrado no Usuário e Design Empático como Guias às Análises de Usabilidade, Design Universal e Design Inclusivo de um Produto Tangível

Estojo de Aquarela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.46123

Palavras-chave:

Design Centrado no Usuário, Usabilidade, Design Universal, Design Inclusivo

Resumo

Este artigo tem como objetivo conduzir uma revisão de literatura que busca ressaltar a importância do Design Centrado no Usuário e Design Empático como guias à usabilidade, Design Universal e Design Inclusivo. Busca-se demonstrar a relevância de tais conceitos através das análises de usabilidade, Design Universal e Design Inclusivo de um produto tangível já existente, o estojo de aquarela AKADEMIE® Aquarell 12 cores, da marca alemã Schmincke.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Leôncio Prada dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina (2013-2017). Intercâmbio no Politecnico di Milano, Itália (2014-2015) com enfoque em Design da Comunicação e Design de Moda. Atuou como colaboradora do projeto de pesquisa de iniciação científica entitulado “Modelo de Gestão do Conhecimento em Conformidade com a Gestão Estratégica Integradora de Design", na Universidade Estadual de Londrina. Fez estágio em Marketing Digital na empresa La Playa, em Londrina (2015). Atuou como Designer de Moda e Gerente de Mídias Sociais na empresa Coletty Beachwear, em Londrina (2016-2018). Atuou como Stylist autônoma em Milão, Itália (2019-2020). Atualmente é mestranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Marina de Lara Bertollo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Moda - Habilitação em Design de Moda, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2017), com especialização em Design de Produtos de Moda no SENAI Cetiqt (2020) e Mestranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem interesse nas áreas de Representação gráfica visual de Moda, Criatividade, Marketing de Moda e Moda Inclusiva.

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC. Realizou Estagio Sênior na Universidad Politécnica de Valencia (UPV Espanha - CAPES). É pesquisador CNPq (PQ1A), foi Coordenador do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e foi é Coordenador Adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design (CAPES AUD). Líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design e membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA CAPES).

Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pesquisadora CNPq - PQ 1D na área de Desenho Industrial. Professora do Departamento de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atua nos cursos de Graduação em Design (Industrial e Gráfico). Professora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Recebeu o Prêmio CAPES de TESE (2020) como orientadora, na área de Arquitetura, Urbanismo e Design. Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina com estágio na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Processo na linha de pesquisa de Metodologias de Projeto de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Graduada em Desenho pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997). Cursos na Universidade de Salamanca (Espanha). Possui formação em Processos Grupais e Coordenação de Equipes. Membro do Núcleo de Gestão de Design (NGD) e do Laboratório de Design e Usabilidade (LDU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde o ano de 2000.

Referências

ANDRADE, Allisson J. Fernandes de; MERINO, Giselle S. A. D.; MERINO, Eugenio A. D.; TRISKA, Ricardo. Projeto de produto e design centrado no usuário: expectativas dos stakeholders para o desenvolvimento de um novo abridor de latas. Temática, [s. l], v. 16, n. 10, p. 191-208, out. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/55803/31740. Acesso em: 03 fev. 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9241-11: Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores, Parte 11 – Orientações sobre Usabilidade. Rio de Janeiro, 2002. http://www.inf.ufsc.br/~edla.ramos/ine5624/_Walter/Normas/Parte%2011/iso9241-11F2.pdf. Acesso em: 12 fev. 2022.

BATTARBEE, Katja; SURI, Jane Fulton; HOWARD, Suzanne Gibbs. Empathy on The Edge. IDEO, Palo Alto, 2014. Disponível em: https://www.ideo.com/images/uploads/news/pdfs/Empathy_on_the_Edge.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.

BOZTEPE, Suzan. User Value: Competing Theories and Models. International Journal Of Design, [s. l], v. 1, n. 2, p. 55-63, ago. 2007. Disponível em: http://www.ijdesign.org/index.php/IJDesign/article/view/61/29. Acesso em: 08 fev. 2022.

BRITISH STANDARDS INSTITUTE, 2005. BS 7000-6:2005: Design Management Systems - Managing Inclusive Design.

BROWN, Tim. Design Thinking. Harvard Business Review, [s. l], p. 1-10, jun. 2008. Disponível em: https://readings.design/PDF/Tim%20Brown,%20Design%20Thinking.pdf. Acesso em: 01 fev. 2022.

CAGAN, Jonathan; VOGEL, Craig M.. Creating Breakthrough Products: Innovation from Product Planning to Program Approval. Upper Saddle River: Pearson Education, 2002. Disponível em: http://ptgmedia.pearsoncmg.com/images/9780132618625/samplepages/0132618621.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.

CARTHY, Shane; CORMICAN, Kathryn; SAMPAIO, Suzana. Knowing me knowing you: Understanding user involvement in the design process. Procedia Computer Science, [s. l], v. 181, p. 135-140, set. 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050921001514. Acesso em: 25 jan. 2022.

DESMET, Pieter; HEKKERT, Paul. Framework of Product Experience. International Journal Of Design, [s. l], v. 1, n. 1, p. 57-66, mar. 2007. Disponível em: http://www.ijdesign.org/index.php/IJDesign/article/view/66/15. Acesso em: 22 jan. 2022.

EBERLE, Luciene; MILAN, Gabriel Sperandio. Identificação das dimensões da qualidade em serviços: um estudo aplicado em uma instituição de ensino superior localizada em Caxias do Sul-RS. 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2009. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/353/Dissertacao%20Luciene%20Eberle.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 fev. 2022.

FALCÃO, Christianne Soares; SOARES, Marcelo Marcio. Usabilidade de Produtos de Consumo: uma análise dos conceitos, métodos e aplicações. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 01-26, 2013. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/22410/22410.PDF. Acesso em: 13 fev. 2022.

GOFFMAN, Erving. The Presentation of Self in Everyday Life. Garden City: Doubleday, Anchor Books, 1959.

IDEO. The Field Guide to Human-Centered Design. Canadá: Ideo.Org, 2015. Disponível em: https://www.designkit.org/resources/1. Acesso em: 03 fev. 2022.

IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. São Paulo: Blücher, 2005.

JORDAN, Patrick W.. An Introduction to Usability. Boca Raton: CRC Press, 1998a.

JORDAN, Patrick W.. Human Factors for Pleasure in Product Use. Applied Ergonomics, [s. l], v. 29, n. 1, p. 25-33, 1998b. Disponível em: http://apps.usd.edu/coglab/schieber/hedonomics/pdf/Jordan1998.pdf. Acesso em: 18 fev. 2022.

KAZMIERCZAK, Elzbieta T.. Design as Meaning Making: From Making Things to the Design of Thinking. Design Issues, [s. l], v. 19, n. 2, p. 45-59, 2003. Disponível em: https://direct.mit.edu/desi/article-abstract/19/2/45/60044/Design-as-Meaning-Making-From-Making-Things-to-the?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 10 fev. 2022.

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice. California Management Review, [s. l], v. 47, n. 3, p. 105-121, 2005. Disponível em: https://www.academia.edu/31752137/Blue_Ocean_Strategy_FROM_THEORY_TO_PRACTICE. Acesso em: 13 fev. 2022.

LEONARD, Dorothy; RAYPORT, Jeffrey F.. Spark Innovation Through Empathic Design. Harvard Business Review, [s. l], p. 102-113, nov./dez. 1997. Disponível em: https://hbr.org/1997/11/spark-innovation-through-empathic-design. Acesso em: 02 fev. 2022.

LIEM, André; SANDERS, Elizabeth B.-N.. The Impact of Human-Centred Design Workshops in Strategic Design Projects: HCII 2011. In: Human Centered Design - Second International Conference, LNCS 6776, 2011, Orlando. Proceedings [...] . Orlando: 2011. p. 110-119. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/221097197_The_Impact_of_Human-Centred_Design_Workshops_in_Strategic_Design_Projects. Acesso em: 18 fev. 2022.

LIEDTKA, Jeanne. Innovative Ways Companies are Using Design Thinking. Strategy & Leadership, [s. l], v. 42, n. 2, p. 40-45, 11 mar. 2014. Disponível em: https://www.gobigcreativelab.com/wp-content/uploads/2019/01/Innovative-Design-Thinking-for-Business.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.

MERINO, Giselle Schmidt A. D.; MERINO, Eugenio Andrés Díaz.. Design Inclusivo. Florianópolis: Visual, 2021, 24 slides, color.
MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. GODP – Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos: Uma metodologia de Design Centrado no Usuário. Florianópolis: Ngd/Ufsc, 2016. Disponível em: <www.ngd.ufsc.br>. Acesso em: 6 jan. 2022.
PINTO, T. de C. L.; DOLZAN, J. E.; GOMEZ, L. S. R. Design universal sob a ótica dos estudantes e profissionais brasileiros. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 608-625, 2018. DOI: 10.5965/1808312906082011608. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14038. Acesso em: 2 fev. 2022.
REDSTRÖM, Johan. Towards user design? On the shift from object to user as the subject of design. Design Studies, [s. l], v. 27, n. 2, p. 123-139, mar. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.destud.2005.06.001. Acesso em: 20 jan. 2022.

SALÉ, Marie-Pierre. Watercolor: A History. Nova Iorque: Abbeville Press, 2020.

SANDERS, Liz. An Evolving Map of Design Practice and Design Research. Acm Interactions, [s. l], v. 15, n. 6, p. 1-7, nov./dez. 2008. Disponível em: http://www.dubberly.com/articles/an-evolving-map-of-design-practice-and-design-research.html. Acesso em: 24 jan. 2022.

SANDERS, Elizabeth B.-N.; STAPPERS, Pieter Jan. Co-creation and the New Landscapes of Design. CoDesign, [s. l], v. 4, n. 1, p. 5-18, mar. 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235700862_Co-creation_and_the_New_Landscapes_of_Design. Acesso em: 24 jan. 2022.

SANDERS, Liz; SIMONS, George. A Social Vision for Value Co-creation in Design. Technology Innovation Management Review, dez. 2009. Disponível em: https://www.timreview.ca/article/310. Acesso em: 13 fev. 2022.

STORY, Molly Follette; MUELLER, James L.; MACE, Ronald L.. The Universal Design File: Designing for People of All Ages and Abilities. Raleigh: NC State University, The Center For Universal Design, 1998. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED460554.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.

TELLEZ-BOHORQUEZ, Fabio Andres; GONZALEZ-TOBON, Juanita. Empathic Design as a Framework for Creating Meaningful Experiences: Research Perspectives in the Era of Transformations. In: ACADEMY FOR DESIGN INNOVATION MANAGEMENT, 2019, Londres. Anais [...] . Londres: 2019. p. 908-918. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338537515_Empathic_Design_as_a_Framework_for_Creating_Meaningful_Experiences. Acesso em: 03 fev. 2022.

THE CENTER FOR UNIVERSAL DESIGN, 1997. The Principles of Universal Design. Raleigh, NC State University. Disponível em: https://projects.ncsu.edu/ncsu/design/cud/about_ud/udprinciplestext.htm. Acesso em: 23 fev. 2022.

UNIVERSITY OF CAMBRIDGE, 2017. Inclusive Design Toolkit. Disponível em: http://www.inclusivedesigntoolkit.com. Acesso em: 23 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Leôncio Prada dos Santos, B., de Lara Bertollo, M., Andrés Díaz Merino, E., & Schmidt Alves Diaz Merino, G. (2023). Design Centrado no Usuário e Design Empático como Guias às Análises de Usabilidade, Design Universal e Design Inclusivo de um Produto Tangível: Estojo de Aquarela. Projetica, 14(1), 1–21. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.46123

Edição

Seção

Ergonomia e Usabilidade

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.