A cor aplicada ao corpo: design, fotografia e cultura
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp255Palavras-chave:
Design, Cor, CorpoResumo
O texto parte da premissa de que o design contemporâneo trabalha numa linha de pensamento que coloca o homem no centro do projeto. Essa concepção vem do livro Uomo al centro del progetto e de um artigo de Flaviano Celaschi intitulado “O corpo como matéria-prima do projeto”. Feita essa introdução, o texto define a noção de corpo como um campo de linguagem. Na sequência, aborda o tema da cor do corpo humano e também da cor aplicada ao corpo. Finalmente, propõe a análise de três projetos cujos temas têm a ver com essa relação do corpo com as cores, no campo da fotografia. A intenção é mostrar como cada um dos casos analisados, sob o ponto de vista do design, embora com percursos metodológicos, linguagens e resultados bastante distintos uns dos outros, trabalha a ideia do “corpo como matéria-prima do projeto”.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: M. Fontes, 2012.
BRESSANE, Rodrigo. Projetos. Disponível em: http://www.bressane.com/ projetos/. Acesso em: 5 nov. 2017.
CELASCHI, Flaviano. O corpo como matéria-prima do projeto. In: MORAES, Dijon de; MARTÍNEZ, Sergio Luis Peña. Cadernos de estudos avançados em design: cultura. Belo Horizonte: EdUEMG, 2016. p. 57-70.
DASS, Angélica. Photography. Disponível em: http://www.bressane.com/. Acesso em: 14 nov. 2017.
GERMAK, Claudio (Org.). Uomo al centro del progetto: design per un nuovo umanesimo. Turim: U. Allemandi, 2008.
HUMANAE. Work in progress. Disponível em: http://humanae.tumblr.com/about. Acesso em: 5 nov. 2017.
LACERDA, Gustavo. Albinos. Disponível em: http://estudiomadalena.com.br/ albinos-gustavo-lacerda/. Acesso em: 5 nov. 2017.
NASIO, Juan David. Meu corpo e suas imagens. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
PANTONE. Featured products. Disponível em: www.pantone.com. Acesso em: 14 nov. 2017.
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
SAFATLE, Vladimir. Fetichismo: colonizar o outro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. (Para ler Freud).
TED ideas Worth spreading. Disponível em: https://www.ted.com/talks/angelica_dass_the_beauty_of_human_skin_in_every_color?nolanguage=+ptbr#t-263934. Acesso em: 5 nov. 2017.
VERAS, Marcelo. Home. Disponível em: https://www.marceloveras.com/. Acesso em: 14 nov. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.