A Gestão de Design em uma empresa do ramo de chocolates: proposição de ações de Gestão de Design estratégico com base em diagnóstico para consolidação da marca
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2010v1n1p5Palabras clave:
Diagnóstico, Gestão de Design, BrandingResumen
Este artigo tem como objetivo diagnosticar a situação de uma empresa do ramo de chocolates em relação à sua marca e propõe algumas ações básicas de Gestão de Design e outras de Marketing e, assim, contribuir para a sua consolidação no mercado. Como metodologia, possui natureza exploratória cujo delineamento é um estudo de caso. Como resultado, obtém uma proposição de ações de Gestão de Design e Marketing baseadas no diagnóstico aplicado e propõe dois protocolos para a posterior análise dos resultados de tais ações: Análise de Gestão Aplicada e BSC.
Descargas
Citas
DRUCKER. P. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1987.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KAPLAN, R. Balanced Scorecard. HSM Management, Barueri, n. 11, p. 120‐126, nov./dez. 1998.
KOTLER, P.; AMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007
CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de gestão do design. Porto, 1997.
MARTINS, R. F. F.; MERINO, Eugenio Andrés Dias. A gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: EDUEL, 2008.
MERINO, E. A. D. Gestão de design na prática: do diagnóstico à definição de estratégias de design.. Porto: Centro Português de Design, 2008. (Adaptado do manual de gestão do design, 1997).
MOZOTA, B. B. Design management. Paris: Éditions d’Organization, 2002.
SCHIMIDT, A. O. Uma contribuição ao estudo da evolução dos modelos gerenciais frente aos desafios impostos pela globalização. 97f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) ‐ Programa de Pós‐graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2001.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.