Contenidos expandidos más allá de la pantalla
experiencias narrativas inmersivas rescatan obras de arte perdidas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n3.50593Palabras clave:
Imersão, experiencias culturales, narrativas inmersivasResumen
Este artículo compara experiencias narrativas inmersivas diseñadas para facilitar el acceso a obras de arte robadas o perdidas en incendios en todo el mundo. Utilizando recursos tecnológicos de realidad virtual y realidad aumentada, el objetivo de estas iniciativas es rescatar, en formato digital, colecciones de arte que ya no están a disposición del público. Además de analizar las tecnologías utilizadas en los casos seleccionados, la obra promueve un debate sobre las experiencias que proporcionan los contenidos inmersivos en entornos digitales y analógicos. En este contexto, también es importante destacar que la narrativa construida en los proyectos estudiados fue diseñada para experiencias en primera persona.
Descargas
Citas
DE LA PEÑA, Nonny; WEIL, Peggy; LIOBERA, Joan; SPANLANG, Bernhard; FRIEDMAN, Doron; SANCHEZ-VIVES, Maria V.; SLATER, Mel. Immersive journalism: immersive virtual reality for the first-person experience of news. Presence, Cambridge, v. 19, n. 4, p. 291-301, 2010. DOI: https://doi.org/10.1162/PRES_a_00005
DOMIÌNGUEZ, Eva. Los nuevos formatos inmersivos y su aplicacioÌn en el periodismo. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE CIBERPERIODISMO Y WEB 2.0: Hacia la construcción de nuevos modelos de comunicación, 2., 2010, Leioa, Espanha. Actas electrónicas […]. Leioa: Universidad del País Vasco, Leioa, Espanha, 2010. p. 37-49. Disponível em: https://addi.ehu.es/handle/10810/22388. Acesso em: 9 jun. 2023.
DUARTE, Eduardo. Para aleÌm de toda forma de cieÌ‚ncia, a experieÌ‚ncia. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPOÌS, 24., 2015, BrasiÌlia, DF. Anais [...]. BrasiÌlia: Compós, 2015. Trabalho 134034. ISSN: 2236-4285.
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
ILLINOIS HOLOCAUST MUSEUM & EDUCATION CENTER. Interactive holograms: survivor stories experience. Disponível em: https://www.ilholocaustmuseum.org/exhibitions/survivor-stories-experience/. Acesso em: 15 ago. 2023
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia - estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tradução de Ivone Cstilho Benedetti. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
LEMOS, André. Aspectos da cibercultura - vida social nas redes telemáticas. In: PRADO, José Luiz Aidar (org.). Críticas das práticas midiáticas da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker Editores, 2002. p. 112-129.
LONGHI, Raquel Ritter; CAETANO, Kati. Valor-experiência no contexto do jornalismo experiencial. Galaxia, São Paulo, n. 42, p. 82-95, set./dez. 2019 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-25532019340116
LÓPEZ HIDALGO, Antonio; FERNÁNDEZ BARREIRO, María Ángeles. Os caminhos da imersão na era do jornalismo transmidiaÌtico: do papel aÌ€ realidade virtual. Revista ParaÌgrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM, v. 4, n. 2, p. 103-111, 2016. Disponível em: http://revistaseletronicas. fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/484. Acesso em: 9 jun. 2023.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paullus, 2004.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Eduardo Fernando Uliana Barboza, Ana Carolina de Araújo Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





