Diagnóstico de Temáticas para el Desarrollo de Contenidos con Énfasis en Sostenibilidad y Moda para Apoyar a Nuevos Profesionales del Área

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.49143

Palabras clave:

cenário têxtil, consumo consciente., Moda Sustentável

Resumen

Actualmente, existen movimientos progresistas en el campo de la moda que buscan alternativas frente a la cultura del fast fashion, el consumo excesivo, el descarte casi inmediato, para adquirir cada vez más piezas nuevas, que quedarán obsoletas tan rápidamente como las primeras adquiridas, lo que El El problema enfatiza la identificación de los puntos necesarios a ser trabajados por los nuevos profesionales, siendo el objetivo general diagnosticar temas relevantes para la producción de contenidos, dirigidos a nuevos profesionales, con miras a la moda y la sostenibilidad. El enfoque utilizado es el diseño para la sostenibilidad. La metodología abarca investigaciones bibliográficas, en libros, publicaciones periódicas, en línea, actas de congresos, artículos y similares sobre los temas involucrados en la sustentabilidad; prácticas de consumo en la sociedad actual en el mercado de la moda; desperdicio de recursos; fibras textiles, características sustentables, acciones e iniciativas orientadas a la producción y consumo consciente. También se realizó una investigación de campo para identificar temas que interesen a los estudiantes de diseño de moda enfocados en el tema de la sustentabilidad. Los resultados se estructuraron como un diagnóstico de temas relevantes a ser abordados por los nuevos profesionales del diseño de moda.

 

Palabras clave: escenario textil; consumo consciente; moda sostenible.

Biografía del autor/a

Glória Lopes da Silva Dal Bosco, Univille

Graduada em Design Habilitação em Design de Moda (2007) e Pós-Graduada em Produção de Moda: Percepção da Moda Contemporânea e Cultura de Imagem (2012) ambas pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mestre em Design (2023) pela Universidade da região de Joinville - Univille. Possui experiência na área de Design de Moda, com ênfase em Produção de Moda. Atuante na Área de Produção de Moda (Semanas de Moda), Stylist, Consultoria de Moda, Jornalismo de Moda (contribui esporadicamente com matérias e artigos nos meios de comunicação da região onde reside (jornais e televisão), inicia a carreira como docente no ano de 2013, ministrando a disciplina Eventos da Moda em um MBA de Moda na Faculdade Ideau. Pesquisadora de moda nas áreas de história da moda, moda inclusiva, moda agender, e principalmente, em consumo de moda.

Marli Teresinha Everling, Universidade da região de Joinville (Univille)

Doutora em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Mestre em Engenharia da Produção e graduada em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-Graduada em Conservação da Natureza e Educação Ambiental. Cumpriu estágio de pós-doutoramento em Filosofia na Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Unioeste/PR. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design e no curso de Bacharelado em Design da Universidade da Região de Joinville/Univille) com temas associados à design, sustentabilidade, educação ambiental, processos participativos, relações de uso, ergonomia, experiência do usuário, usabilidade, envelhecimento e inovação social. Coordena o projeto Design e Relações de Uso em Contexto de Crise Ecológica. Desenvolve atividades de parceria com o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental, com o Movimento Nacional ODS - Santa Catarina/Comitê Joinville e projetos educacionais com o financiamento da FAPESC. Por atuar em uma instituição comunitária possui experiência na inserção social orientada para organizações públicas, do terceiro setor e privadas.

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Publicado

2024-05-22

Cómo citar

Lopes da Silva Dal Bosco, G., & Everling, M. T. (2024). Diagnóstico de Temáticas para el Desarrollo de Contenidos con Énfasis en Sostenibilidad y Moda para Apoyar a Nuevos Profesionales del Área. Projetica, 15(1), 1–32. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.49143

Número

Sección

Design para Sustentabilidade