Arte que dá voz: dos cartazes políticos do movimento feminino pela anistia às performances sociais de Berna Reale

Autores/as

  • Vanessa Yumi Kanezaki de Souza Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Rogério Zanetti Gomes Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p249

Palabras clave:

Cartaz, Sociedade, Movimento feminino, Performance

Resumen

Esse artigo procura resgatar o cartaz e a performance artística como importantes suportes e vozes socialmente engajadas nas ruas, e sua contribuição político-social como objetos gráficos. Desta forma, importa-se analisar e relacionar, através da pesquisa bibliográfica e documental, objetos artísticos de diferentes execuções e planos, mas com um objetivo em comum: dar voz às mulheres. São eles, os cartazes das manifestações políticas do Movimento Feminino durante a Ditadura Militar Brasileira, e a performance “Rosa Púrpura” da artista plástica paraense Berna Reale, onde ela, em meio à realidade bruta e indiferente da sociedade, denuncia uma violência silenciosa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogério Zanetti Gomes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Professor da Universidade Estadual de Londrina

Citas

BRAGA, Marcos da Costa. O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. [S.l: s.n.], 2011.

CIRCUITO. Circuito - Entrevista | Berna Reale. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6UL6fKoQ-bk>. Acesso em: 14 de novembro de 2020.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Anúncio publicitário para Lugolina, veiculado em revistas da época. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra35291/anuncio-publicitario-para-lugolina-veiculado-em-revistas-da-epoca. Acesso em de outubro de 2020.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Burocracia. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra33422/burocracia. Acesso em 9 de outubro de 2020.

FUKUSHIMA, Kando; QUELUZ, Marília Lopes Pinheiro. Anistia em imagens: Cartazes dos movimentos pela anistia no Brasil. Disponível em: http://www.semeiosis.com.br/wp-content/uploads/2019/05/148.pdf. Acesso em: julho de 2020.

GARCIA, Carla Cristina. Breve histórico do Movimento feminista no Brasil. Disponível em: http://flacso.org.ar/wp-content/uploads/2015/08/Capitulo-brasil-historia-do-feminismo.pdf. Acesso em: julho de 2020.

GODOY, Guilherme Tadeu. Design gráfico e resistência: análise dos cartazes do Movimento Feminino pela Anistia no período da ditadura. São Paulo, 2017.

LACERDA, Laís Miguel; RIBEIRO, Regilene A. Sarzi. Arte Midiática, Performance e Empoderamento Feminino: Berna Reale. São Paulo, 2019.

MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

NARA ROESLER. Berna Reale: Galeria Nara Roesler. Disponível em: https://nararoesler.art/artists/69-berna-reale/. Acesso em: 20 de novembro de 2020.

NEVES, Flávia de Barros. Design gráfico e mobilização social: cartazes contra a guerra do Iraque. Rio de Janeiro, 2009.

PINA, Raisa. A memória artística da ditadura. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-memoria-artistica-da-ditadura/. Acesso em: 14 de novembro de 2020.

PIPA. PIPA 2019 | Berna Reale. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sZp5W_Dy3qM>. Acesso em: 16 de novembro 2020.

ROCHA, Susana de Noronha Vasconcelos Teixeira. Berna Reale: a importância do choque e do silêncio na performance. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/est/v5n9/v5n9a02.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2020.

SACCHETTA, V. (org.). Os cartazes desta história: memória gráfica da resistência à ditadura e da redemocratização. São Paulo: Instituto Vladimir Herzog e Escrituras Editora, 2012.

SOUZA, C. F. . Imagens da oposição: o uso de cartazes pelas resistências aos regimes militares na Argentina e no Brasil. 2012.

Publicado

2021-11-04

Cómo citar

Souza, V. Y. K. de, & Gomes, R. Z. (2021). Arte que dá voz: dos cartazes políticos do movimento feminino pela anistia às performances sociais de Berna Reale. Projetica, 12(3), 249–279. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p249

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.