Resolução criativa de problema: relatos da prática pedagógica aplicada ao ensino do design

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n1p211

Palabras clave:

Processos de Criação, Design, Projeto, Pedagogia

Resumen

O exercício da criatividade é uma relevante condição projetual de design. A resolução criativa de problemas implica na adoção de um conjunto de princípios, técnicas de facilitação e ferramentas que favoreçam o desempenho individual e o trabalho de criação em equipe. O diálogo entre métodos e atitudes para fomentar o pensar criativo e a prática projetual sustentou a presente abordagem pedagógica para a disciplina Processos de Criação aplicada em cursos de graduação de design.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Luiza Cerqueira Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda em Design na Universidade do Estado de Minas Gerais

Maria Regina Álvares Correia Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais

Citas

AYAN, Jordan. Aha! Dez maneiras de libertar seu espírito criativo e encontrar grandes idéias. São Paulo: Negócio Editora, 1998.

BASADUR, Min; BASADUR, Tim; BEUK, Frederik. Facilitating high quality idea evaluation using Telescoping. Wirtschaftspsychologie aktuell, Berlin, v. 16, n. 2, p. 59–71, 2014.

BASADUR, Min; GELADE, Garry; BASADUR, Tim. Creative problem-solving process styles, cognitive work demands, and organizational adaptability. The Journal of Applied Behavioral Science, Thousand Oaks, US, v. 50, n. 1, p. 80-115, 2013.

BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. São Paulo: Blucher, 2015.

BUCHANAN, Richard. Mundos em construção: design [projeto], gerenciamento e a reforma da cultura organizacional. Arcos Design, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 2, p. 1-30, 2016.

BUCHANAN, Richard. Wicked problems in design thinking. Design Issues, Massachusetts, v. 8, n. 2, p. 5-21, spring 1992.

COELHO, Luiz Antônio L. Conceitos-chave em Design. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Novas Ideias, 2008.

CROSS, Nigel. Design thinking: understanding how designers think and work. Londres: Bloomsbury, 2011.

CROSS, Nigel. Forty years of design research. Design Studies, Oxford, GB, n. 28, p.1-4, 2007.

DIAS, Maria Regina Álvares Correia. A criatividade na solução de problemas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 4., 2007, Rio de Janeiro, RJ. Anais […]. Rio de Janeiro: ANPEDesign, 2007. CD-ROM.

DIAS, Maria Regina Álvares Correia. Ensino do design: a interdisciplinaridade na disciplina de Projeto em Design. 2004, 163f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Florianópolis, 2004.

DORST, Kees. The core of design thinking and its application. Design Studies, Oxford, GB, v. 32, n. 6, p. 521-532, 2011.

ECKERT, Bob; VEHAR, Jonathan. More lightning, lessthunder. Energizing innovative teams. Santa Monica: New&Improved, 2000.

FONTOURA, Antônio. EdaDe: a educação de crianças e jovens através do design. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Florianópolis, 2001.

FRANCISCA Caporali - Belo Horizonte MG, Brasil, 1981: Biografia. São Paulo, SP: Associação Cultural Videobrasil, [200-?]. Disponível em: http://site.videobrasil.org.br/acervo/artistas/artista/88695. Acesso em: 20 set. 2020.

FRED Paulino. In: ENCICLOPÉDIA Itaú cultural. Belo Horizonte, MG: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa431331/fred-paulino. Acesso em: 20 set. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

KNELLER, George Frederick. Arte e ciência da criatividade. São Paulo: Ibrasa, 1978.

PARNES, Sidney. Optimize: the magic of your mind. Buffalo, New York: The CreativeEducation Foundation, 1997.

PERRY, Gabriela Trindade; FRAGOSO, Suely Dadalt; CARDOSO, Eduardo; CATTANI, Airton. Creativity and problem solving: an experiment with design students. Blucher Design Proceedings, São Paulo, SP, v. 1, p. 1591-1602, 2014.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOUSA, Fernando Cardoso de; MONTEIRO, Ileana Androniu Pardal. Inovação organizacional: a eficácia do método de resolução criativa de problemas. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 3, p. 38-49, jul. 2010.

SUHARNAN, Suharnan. Developing and enhancing creativity. Persona: Jurnal Psikologi Indonesia, v. 5, n. 2, p. 107-114, 2016.

SUHARNAN. Developing and enhancing creativity. Persona: Journal Psikologi Indonesia, Surabaya, ID,

TEIXEIRA, Carlos. Prática reflexiva revisitada. In: MORAES, Dijon de; DIAS, Regina Álvares; BOM CONSELHO, Rosemary (org.). Método. Barbacena: EdUEMG, 2011. p. 23-34. (Cadernos de estudos avançados em design).

TUCKMAN, Bruce Wayne. Developmental sequence in small groups. Psychological Bulletin, Washington, US, v. 63, n. 6, p. 384-399, 1965.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Projeto pedagógico 2003-2019. Disciplina processos de criação: curso Design de Produto. Belo Horizonte: Departamento de Planejamento e Configuração, Escola de Design, UEMG, 2018.

VIDAL, René Victor Valqui. Creative problem solving: an applied university course. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, RJ, v. 30, n. 2, p. 405-426, maio/ago. 2010.

Publicado

2022-06-29

Cómo citar

Freitas, A. L. C., & Dias, M. R. Álvares C. (2022). Resolução criativa de problema: relatos da prática pedagógica aplicada ao ensino do design. Projetica, 13(1), 211–239. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n1p211

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.