Resolução criativa de problema: relatos da prática pedagógica aplicada ao ensino do design
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n1p211Palabras clave:
Processos de Criação, Design, Projeto, PedagogiaResumen
O exercício da criatividade é uma relevante condição projetual de design. A resolução criativa de problemas implica na adoção de um conjunto de princípios, técnicas de facilitação e ferramentas que favoreçam o desempenho individual e o trabalho de criação em equipe. O diálogo entre métodos e atitudes para fomentar o pensar criativo e a prática projetual sustentou a presente abordagem pedagógica para a disciplina Processos de Criação aplicada em cursos de graduação de design.Descargas
Citas
BASADUR, Min; BASADUR, Tim; BEUK, Frederik. Facilitating high quality idea evaluation using Telescoping. Wirtschaftspsychologie aktuell, Berlin, v. 16, n. 2, p. 59–71, 2014.
BASADUR, Min; GELADE, Garry; BASADUR, Tim. Creative problem-solving process styles, cognitive work demands, and organizational adaptability. The Journal of Applied Behavioral Science, Thousand Oaks, US, v. 50, n. 1, p. 80-115, 2013.
BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. São Paulo: Blucher, 2015.
BUCHANAN, Richard. Mundos em construção: design [projeto], gerenciamento e a reforma da cultura organizacional. Arcos Design, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 2, p. 1-30, 2016.
BUCHANAN, Richard. Wicked problems in design thinking. Design Issues, Massachusetts, v. 8, n. 2, p. 5-21, spring 1992.
COELHO, Luiz Antônio L. Conceitos-chave em Design. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Novas Ideias, 2008.
CROSS, Nigel. Design thinking: understanding how designers think and work. Londres: Bloomsbury, 2011.
CROSS, Nigel. Forty years of design research. Design Studies, Oxford, GB, n. 28, p.1-4, 2007.
DIAS, Maria Regina Álvares Correia. A criatividade na solução de problemas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 4., 2007, Rio de Janeiro, RJ. Anais […]. Rio de Janeiro: ANPEDesign, 2007. CD-ROM.
DIAS, Maria Regina Álvares Correia. Ensino do design: a interdisciplinaridade na disciplina de Projeto em Design. 2004, 163f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Florianópolis, 2004.
DORST, Kees. The core of design thinking and its application. Design Studies, Oxford, GB, v. 32, n. 6, p. 521-532, 2011.
ECKERT, Bob; VEHAR, Jonathan. More lightning, lessthunder. Energizing innovative teams. Santa Monica: New&Improved, 2000.
FONTOURA, Antônio. EdaDe: a educação de crianças e jovens através do design. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Florianópolis, 2001.
FRANCISCA Caporali - Belo Horizonte MG, Brasil, 1981: Biografia. São Paulo, SP: Associação Cultural Videobrasil, [200-?]. Disponível em: http://site.videobrasil.org.br/acervo/artistas/artista/88695. Acesso em: 20 set. 2020.
FRED Paulino. In: ENCICLOPÉDIA Itaú cultural. Belo Horizonte, MG: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa431331/fred-paulino. Acesso em: 20 set. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
KNELLER, George Frederick. Arte e ciência da criatividade. São Paulo: Ibrasa, 1978.
PARNES, Sidney. Optimize: the magic of your mind. Buffalo, New York: The CreativeEducation Foundation, 1997.
PERRY, Gabriela Trindade; FRAGOSO, Suely Dadalt; CARDOSO, Eduardo; CATTANI, Airton. Creativity and problem solving: an experiment with design students. Blucher Design Proceedings, São Paulo, SP, v. 1, p. 1591-1602, 2014.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOUSA, Fernando Cardoso de; MONTEIRO, Ileana Androniu Pardal. Inovação organizacional: a eficácia do método de resolução criativa de problemas. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 3, p. 38-49, jul. 2010.
SUHARNAN, Suharnan. Developing and enhancing creativity. Persona: Jurnal Psikologi Indonesia, v. 5, n. 2, p. 107-114, 2016.
SUHARNAN. Developing and enhancing creativity. Persona: Journal Psikologi Indonesia, Surabaya, ID,
TEIXEIRA, Carlos. Prática reflexiva revisitada. In: MORAES, Dijon de; DIAS, Regina Álvares; BOM CONSELHO, Rosemary (org.). Método. Barbacena: EdUEMG, 2011. p. 23-34. (Cadernos de estudos avançados em design).
TUCKMAN, Bruce Wayne. Developmental sequence in small groups. Psychological Bulletin, Washington, US, v. 63, n. 6, p. 384-399, 1965.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Projeto pedagógico 2003-2019. Disciplina processos de criação: curso Design de Produto. Belo Horizonte: Departamento de Planejamento e Configuração, Escola de Design, UEMG, 2018.
VIDAL, René Victor Valqui. Creative problem solving: an applied university course. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, RJ, v. 30, n. 2, p. 405-426, maio/ago. 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.