Mídias físicas na indústria fonográfica brasileira: uma abordagem gráfica e emocional do design

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p220

Palabras clave:

Indústria Fonográfica Brasileira, Design Gráfico, Design Emocional, Mídia Física

Resumen

O artigo investiga a indústria fonográfica brasileira quanto às mídias de reprodução musical e sua relação afetiva com o usuário. Apresenta um panorama histórico dos suportes gráficos utilizados e resgata parte da teoria do design emocional para compreender a interação do indivíduo com meios físicos e digitais. O levantamento de dados através de questionário virtual foi realizado juntamente à entrevista com o pesquisador Egeu Laus, a fim de verificar a relação do usuário com os suportes musicais, com enfoque na experiência obtida pela mídia física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eluanna Ribeiro das Neves Pereira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduação em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina 

Rogério Zanetti Gomes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente na Universidade Estadual de Londrina

Citas

CARVALHO, Ana Isabel Silva. A capa de livro: o objecto, o contexto, o processo. 2008. Dissertação (Mestrado em Design da Imagem) - Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2008.

CHAVES, Iana Garófalo; BITTENCOURT, João Paulo; TARALLI, Cibele Haddad. O design centrado no humano na atual pesquisa brasileira: uma análise através das perspectivas de Klaus Krippendorff e da IDEO. Holos, Natal, RN, ano 29, v. 6, p. 213-225, dez. 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/ articulo.oa?id=481548608018. Acesso em: 24 jul. 2018.

CORNUTTI, Camila. As capas de disco como registros visuais da Bossa Nova. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010. Caxias do Sul, RS. Anais [...]. Caxias do Sul: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010. p. 1-15,

DE MARCHI, Leonardo. A angústia do formato: uma história dos formatos fonográficos. E-Compós, Rio de Janeiro, RJ, v. 2, abr. 2005. DOI: https://doi. org/10.30962/ec.29.

ENGELEN, Eva-Maria. Significado e emoção. In: BAITELLO JUNIOR, Norval; WULF, Christoph (org.). Emoção e imaginação: os sentidos e as imagens em movimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. p. 129-140.

FREAK SHOW BUSINESS. Capas dos discos da gravadora Elenco. Disponível em: https://freakshowbusiness.wordpress.com/. Acesso em: 24 jul. 2018.

FREITAS, Ranielder Fábio de; CARVALHO, Cintya Oliveira de; MENESCAL, Richarley Envangelista. Design emocional e o designer como interpretador de desejos e necessidades: revisão de literatura. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 1-18, 2010.

JANOTTI JUNIOR, Jeder. Mídia, música popular massiva e gêneros musicais: a produção de sentido no formato canção a partir de suas condições de produção e reconhecimento. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS: Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação, 15., 2006, Bauru, SP. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2006. p. 1-12.

LAUS, Egeu. Capas de discos: os primeiros anos. In: CARDOSO, Rafael (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005. p. 296-336.

MARGOLIN, Victor. A experiência com os produtos. In: MARGOLIN, Victor. Políticas do artificial: ensaios e estudos sobre design. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2014. p. 55-80.

MONT’ALVÃO, Claudia.; DAMAZIO, Vera (org.). Design, ergonomia e emoção. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.

NASCIMENTO, Deise Rosa do. Design emocional: a linguagem dos sentimentos. Brasília: UNICEUB, 2009.

NIEMEYER, Lucy. Design atitudinal: uma abordagem projetual. In: MONT’ALVÃO, Claudia; DAMAZIO, Vera (org.). Design, ergonomia e emoção. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. p. 55-56.

NORMAN, Donald Arthur. Design emocional: por que adoramos (ou por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2008.

OLIVEIRA, Cauhana Tafarelo de; QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro. Design gráfico tropicalista: as capas de disco no contexto do Brasil da década de 1960. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM, 4., 2013, Londrina, PR. Anais [...]. Londrina: UEL, 2013. p. 652-670.

UNIVERSO DO VINIL. 21 de junho de 1948 o dia que nasceu o vinil e os seus 67 anos no Brasil. 2016. Disponível em: https://universodovinil.com. br/2016/04/17/21-de-junho-de-1948/. Acesso em: 24 jul. 2018.

VARGAS, Herom. Condições e contexto midiático do experimentalismo na MPB dos anos 1970. Intexto, Porto Alegre, RS, v. 2, n. 23, p. 87-102, jul./dez. 2010.

VELOSO, Caetano. (Tropicália): Caetano Veloso: vida e obra em Progresso. Caetano completo, blog. [S. l], 1968. Disponível em: http://caetanocompleto. blogspot.com/search/label/1967. Acesso em: 24 jul. 2018.

VIANNA, Luiz Fernando. Ainda bossa, ainda nova. Rio de Janeiro, RJ: Instituto Moreira Salles, 2018. Disponível em: https://ims.com.br/2018/03/29/aindabossa-ainda-nova/. Acesso em: 24 jul. 2018.

Publicado

2021-05-25

Cómo citar

Pereira, E. R. das N., & Gomes, R. Z. (2021). Mídias físicas na indústria fonográfica brasileira: uma abordagem gráfica e emocional do design. Projetica, 12(1), 220–245. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p220

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.