Relato de experiência sobre uma abordagem de design em uma casa de acolhimento institucional: ações participativas para elaboração do briefing

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p93

Palabras clave:

Design participativo, Design de ambientes, Design social, Acolhimento institucional

Resumen

A pesquisa apresenta a fundamentação teórica acerca da história do acolhimento institucional no cenário nacional e as ferramentas para a condução de ações participativas de design. Também são apresentados relatos de experiência das ações participativas realizadas durante a coleta de dados de uma investigação em uma casa de acolhimento institucional. Após análise dos resultados foi possível consolidar o briefing do projeto de design de ambientes, que apresenta diretrizes que fundamentam ações de continuidade para reformulação dos ambientes da casa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sâmela Suélen Martins Viana Pessôa, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professora Titular da Universidade do Estado de Minas Gerais

Carolina Mendes Póvoa, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduanda em Design de Ambientes na Universidade do Estado de Minas Gerais

Edson José Carpintero Rezende, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Permanente do PPGD em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais

Citas

ABREU, Simone Maria Brandão Marques de. Aspectos subjetivos relacionados ao design de ambientes: um desafio no processo projetual. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2015.

ALDERSON, Priscilla. As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Revista Educação e Sociedade. Campinas, SP, v. 26, n. 91, p. 419-442, maio/ago. 2005.

BAHIA, Isabella Pontello; PESSÔA, Sâmela Suélen Martins Viana; ROSENDO, Francislaine da Costa; FERNANDES, Anna Laura Scarabelli. Prática projetual em design de ambientes: relato de experiência sobre a inserção da metodologia aplicada à complexidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 12., 2016, São Paulo, SP. Blucher Design Proceedings, São Paulo, SP, v. 9, n. 2, p. 1280-1292, 2016.

BAPTISTA, Myrian Veras. Um olhar para a história. In: BAPTISTA, Myrian Veras (coord.). Abrigo: comunidade de acolhida e socioeducação. São Paulo: Instituto Camargo Corrêa, 2006. p. 25-38. (Coletânea abrigar, I).

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011. CAMPOS-DE-CARVALHO, Maria Ignêz; CAVALCANTE, Sylvia; NÓBREGA, Lana Mara Andrade. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice (org.). Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 28-43.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008 GENERAL ASSEMBLY OF INTERNATIONAL COUNCIL SOCIETIES OF INDUSTRIAL DESIGN – ICSID, 29., 2015, Gwangju, Coréia do Sul. Gwangju: WDO, 2015.

HASHIMOTO, Larissa Nunes. Casa Lar: acolhimento de crianças e adolescentes. 2012. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, 2012.

PESSÔA, Sâmela Suellen Martins Viana. Design para questões sociais: ação participativa em uma casa de acolhimento para adolescentes. 2017. 230 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro, RJ: PUC-Rio, 2004.

SANTOS, Ana Maria Augusta dos. Acolhimento institucional de crianças e adolescentes: mudanças na história brasileira. In: SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 3., 2013, Belo Horizonte, MG, 2013. Belo Horizonte: CRESS, 2013. p. 1-13.

SILVA, Nivaldo Áureo Nascimento. Abordagens participativas para o Design- Metodologias e plataformas sociotécnicas como suporte ao design interdisciplinar e aberto a participação. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2012.

VIEGAS, Simone Soares. A política de atendimento a crianças e adolescentes em abrigos de Belo Horizonte: história, organização e atores envolvidos. Belo Horizonte, MG: PUC MINAS, 2007.

Publicado

2019-09-05

Cómo citar

Pessôa, S. S. M. V., Póvoa, C. M., & Rezende, E. J. C. (2019). Relato de experiência sobre uma abordagem de design em uma casa de acolhimento institucional: ações participativas para elaboração do briefing. Projetica, 10(2), 93–104. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p93

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.