A formação acadêmica como fator potencializador da responsabilidade social do design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p189

Palavras-chave:

Design, Usuário, Responsabilidade Social, Educação

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a necessidade da atuação socialmente responsável, tanto da universidade quanto dos cursos que a integram, com foco nos cursos superiores de design. Para tanto, utilizou-se como método a revisão da literatura. Constatou-se que os cursos de design podem direcionar seus currículos para obterem esta formação socialmente responsável, de forma que a atuação do profissional no mercado de trabalho seja reflexo do tipo de ensino que recebeu nos bancos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deborah Camila Viana Cardoso, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduada em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais

Edson José Carpintero Rezende, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais

Cláudia Fátima Campos, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais

Referências

BONSIEPE, Gui. Design e crise. Agitprop, São Paulo, v. 4, n. 44, p. 1-11, 2012. Disponível em: http://www.guibonsiepe.com/textos/archivos/2012_03_Design-e-Crise_AGITPROP.pdf. Acesso em: 11 mar. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 31 mar. 2018.

3. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução nº 5, de 8 de março de 2004. Aprova as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em design e dá outras providências. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf. Acesso em: 06 fev. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 06 abr. 2020.

DZIOBCZENSKI, Paulo Roberto Nicoletti et al. Inovação através do design: princípios sistêmicos do pensamento projetual. Design & Tecnologia, Porto Alegre, v.3, n. 3, p . 54-63, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/304170151_Inovacao_Atraves_do_Design_Principios_Sistemicos_do_Pensamento_Projetual. Acesso em: 06 abr. 2020.

JONAS, Wolfgang. A special moral code for design? Design Philisophy Papers, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 117-132, 2006. Disponível em: http://www.thestudioattheedgeoftheworld.com/uploads/4/7/4/0/47403357/04jonasspecial_moral_code_for_design.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019.

LATOUR, Bruno. Um prometeu cauteloso? Alguns passos rumo a uma filosofia do design. Agitrop, São Paulo, v. 6, n. 58, p. 1-21, jul./ago. 2014. Disponível em: http://filosofiadodesign.com/wp-content/uploads/2014/10/Prometeu-cauteloso.pdf. Acesso em: 12 mar. 2019.

MANZINI, Ezio. Prometheus of the everyday: the ecology of the artificial and the designer’s responsability. Design Issues, Londres, v. 9, n. 1, p. 5-20, 1992. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1511595?readnow=1&seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 03 mar. 2019.

MANZINI, Ezio. Design, ethics and sustainability: guidelines for a transition phase. In: SOTAMAA, Yrjö et al. Cumulus working papers Nantes. Helsinki: University of Art and Design Helsinki, p. 9-15, 2006. Disponível em: https://www.cumulusassociation.org/wp-content/uploads/2015/09/WP_Nantes-16_06.pdf. Acesso em: 06 abr. 2020.

MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

MANZINI, Ezio; MERONI, Anna. Design em transformação. In: Krucken, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009, p. 13-16.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete transdiciplinaridade. Dicionário interativo da educação brasileira –Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/transdisciplinaridade/. Acesso em: 19 fev. 2019

MORAES, Dijon de. O papel atual do design. In: Krucken, Lia. Design e território: valorização, de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009, p. 9-12.

NUNES, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires; PEREIRA, Isabel Cristina Auler; PINHO, Maria José de. A responsabilidade social universitária e a avaliação institucional: reflexões iniciais. Avaliação, Campinas, v. 22, n. 1, p. 165-177, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v22n1/1982-5765-aval-22-01-00165.pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.

ONO, Maristela Misuko. Design, cultura e identidade, no contexto da globalização. Revista Design em foco, Salvador, v. 1, n. 1, p. 53-66, jul./dez. 2004. Disponível em: https://silo.tips/queue/revista-design-em-foco-issnuniversidade-do-estado-da-bahia-brasil-5?&queue_id=-1&v=1617054029&u=MTg5LjkwLjY2Ljc=. Acesso em: 19 mar. 2019.

PIRES, Marília Freitas de Campos. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo: UNESP, v. 2, n. 2, p. 173-182, 1998. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/30363. Acesso em: 19 fev. 2019.

RIBEIRO, Raimunda da Cunha; MAGALHÃES, Antônio M. Política de responsabilidade social na Universidade: conceitos e desafios. Educação, Sociedade e Culturas, Porto, n. 42, p. 133-156, 2014. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC42_10RaimundaRibeiro.pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.

SANTOS, Agnaldo dos. Cadernos de estudos avançados em design: sustentabilidade I. Belo Horizonte: EdUEMG, 2013. Disponível em: http://eduemg.uemg.br/arquivos/2009%20-%20CADERNOS%20DE%20ESTUDOS%20AVANCADOS%20EM%20DESIGN%20-%20SUSTENTABILIDADE%20I%20-%20VOL.%203.pdf. Acesso em: 13 dez. 2018.

SANTOS FILHO, José Camilo dos. Responsabilidade Social da Universidade. In: . COLÓQUIO DE GESTIÓN UNIVERSITÁRIA EN AMÉRICAS: RENDIMIENTOS ACADÉMICOS Y EFICACIA SOCIAL DE LA UNIVERSIDAD, 13., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-19. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/114752/2013060%20-%20Responsabilidade%20social%20da%20universidade.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 out. 2018.

SANTOS, Jacqueline Guimarães; SOUZA, Natália Mary Oliveira de. A influência da responsabilidade social empresarial no comprometimento dos colaboradores: uma compreensão à luz da teoria do comportamento planejado. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 4., 2013, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: ANPAD, 2013. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR188.pdf. Acesso em: 22 out. 2018.

SILVA, Inês Amaro da. Responsabilidade social universitária, qualidade e pertinência social: desafios à gestão. Diálogo, Canoas, n. 29, p. 9-28, 2015. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/2238-9024.15.1/pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.

SOUZA, Paulo Fernando de Almeida. Sustentabilidade e responsabilidade social no design do produto: rumo à definição de indicadores. 2007. Tese (Doutorado em Design e Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-20052010-154910/pt-br.php. Acesso em: 02 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Cardoso, D. C. V., Rezende, E. J. C., & Campos, C. F. (2021). A formação acadêmica como fator potencializador da responsabilidade social do design. Projetica, 12(2), 189–214. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p189

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.