Design para serviços e a estética sonora no servicescape: influência na experiência estética dos usuários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n1p77

Palabras clave:

Estética sonora, Experiência estética, Servicescape, Design para serviços, Paisagem sonora

Resumen

A presente pesquisa investiga a influência da estética sonora no ambiente de serviço, segundo a ótica do Design para Serviços. A investigação foi norteada pelo seguinte questionamento: como a estética sonora influência na experiência estética dos usuários em um determinado ambiente de serviço? O objetivo principal foi o de demonstrar como a estética sonora influencia na experiência estética dos usuários em um determinado ambiente de serviço. Para atingir os propósitos da pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica que utilizou duas técnicas: sistemática e narrativa e foi empreendida uma survey com a utilização da ferramenta RPE-Audição. A pesquisa foi realizada em um shopping center presente na cidade de Curitiba, mais exatamente, o Shopping Curitiba. O público-alvo foram os usuários que circulavam pelo ambiente de serviço do referido shopping. A seleção dos participantes se deu por conveniência e somente aqueles com idade superior a 14 participaram. Os resultados obtidos mostraram que a paisagem sonora de um ambiente de serviço influencia na criação e na manutenção de estados de humor, sejam eles positivos ou negativos. Como sugestão para trabalhos futuros, recomenda-se a realização de pesquisas que envolvam outros ambientes de serviço hedônicos para que se possa aprofundar o conhecimento acerca da influência da paisagem sonora na experiência estética dos usuários do serviço.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Humberto Costa, Universidade do Porto

Doutor em Design (Service Design) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Universidade do Porto

Aguinaldo dos Santos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Gestão da Produção - Salford University. Professor  da Universidade Federal do Paraná.

Citas

ACKERMAN, Diane. Uma história natural dos sentidos. São Paulo: Bertrand Brasil, 1992.

ADDIS, Michela; HOLBROOK, Morris B. On the conceptual link between mass customization and experiential consumption: an explosion of subjectivity. Journal of Consumer Behaviour, London, v. 1, n. 1, p. 50-60, 2001. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cb.53/pdf. Acesso em: 10 dez. 2016.

AHTOLA, Olli T. Hedonic and utilitarian aspects of consumer behaviour: an atitudinal perspective. Advances in Consumer Research, v. 12, p. 7-10, 1985. Disponível em: http://www.acrwebsite.org/volumes/6348/volumes/v12/NA12. Acesso em: 10 dez. 2016.

ABRASCE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SHOPPING CENTERS. Disponível em: http://www.abrasce.com.br/. Acesso em: 17 jul. 2017.

BITNER, Mary Jo. Servicescapes: the impact of physical surroundings on customers and employees. Journal of Marketing, Chicago, v. 56, n. 2, p. 57-71, 1992.

CONFORTO, Edivandroi Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sérgio Luis. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO., 8., 2011, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cbgdp2011/ downloads/9149.pdf. Acesso em: 14 dez. 2016.

CONSIGLIERI, Victor. As significações da arquitetura. Lisboa: Estampa, 2000. COSTA, Humberto. Design para serviços e consistência estética: proposição de um protocolo de avaliação estética em serviços. 2017. 462 f. Tese (Doutorado em Design) – Setor de Artes, Comunicação e Design, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Plano. Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. Tradução de Magda F. Lopes. Porto Alegre: Penso: 2013. DAMÁSIO, António. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DAMÁSIO, António. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JUNIOR, José Antonio Vale. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

FREIRE, Karine de Mello. Design de serviços, comunicação e inovação social. 2011. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2011.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. 47. ed. São Paulo: Objetiva, 1995.

GRAY, David E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

GURNEY, Edmund. The power of sound. London: Smith, Elder, 1880.

HEKKERT, Paul; LEDER, Helmut. Product aesthetics. In: SCHIFFERSTEIN, Hendrik N. J.; HEKKERT, Paul. (ed.). Product experience. San Diego, CA: Elsevier, 2008. p. 259-285.

HIRSCHMAN, Elizabeth C.; HOLBROOK, Morris B. Hedonic consumption: emerging, concepts, methods and propositions. Journal of Marketing, Chicago, n. 46, p. 92-101, 1982.

HOLMLID, Stefan; EVENSON, Shelley. Bringing service design to service sciences, management and engineering. In: HEFLEY, Bill; MURPHY, Wendy. Service science, management and engineering education for the 21st century: part 3. New York: Springer, 2008. p. 341-345.

LAUKKA, Petri. Uses of music and psychological well-being among the elderly. Journal of Happiness Studies, Dordrecht, v. 8, p. 215-241, 2007.

LEDOUX, Joseph. O cérebro emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LEVINSON, Jerrold. Music and the negative emotions. In: LEVINSON, Jerrold. Music, art, & metaphysics. Ithaca: Cornell University. 1990. p. 306-335.

STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jakob. This is service design thinking: basics, tools, cases. Amsterdam: BIS Publishers, 2010.

ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary Jo; GREMLER, Dwayne D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2011.

Publicado

2019-06-24

Cómo citar

Costa, H., & Santos, A. dos. (2019). Design para serviços e a estética sonora no servicescape: influência na experiência estética dos usuários. Projetica, 10(1), 77–94. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n1p77

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.