Design e educação infantil: proposta de brinquedo educativo para crianças da pré-escola

Autores/as

  • Cynthia Dias Bicalho Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Poliana Pereira de Oliveira Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Thiago Guimarães Azevedo Universidade do Estado do Pará - UEPA https://orcid.org/0000-0003-3839-3367

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p105

Palabras clave:

Brinquedo educativo, Design, Desenvolvimento cognitivo educacional

Resumen

Este projeto teve como objetivo a elaboração de um brinquedo educativo para crianças da pré-escola, a fim de auxiliar no desenvolvimento cognitivo educacional, além de incentivar a participação do profissional da área de design no processo de criação de brinquedos educativos. Para tanto, com base na metodologia estruturalista, efetuou-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica e documental, para posteriormente realizar entrevistas e observação de campo participativa em duas realidades pré-escolares de Paragominas. Após a análise comparativa desses dados, as informações foram copiladas em uma síntese e fizeram parte da fase de projetação do Löbach, que em seguida serviu de base para a etapa de projetação do Persona Card Game, o qual permitiu a geração de várias ideias e propostas, no intuito de eleger a que mais se aproximasse dos requisitos do projeto. Ao final dessa etapa, foi apresentado a proposta do brinquedo educativo que estimula não só o desenvolvimento dos aspectos cognitivos educacionais baseado na teoria Piaget, mas também atende as necessidades das educadoras investigadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cynthia Dias Bicalho, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará

Poliana Pereira de Oliveira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduação em Design pela Universidade do Estado do Pará.

Thiago Guimarães Azevedo, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professor da Universidade do Estado do Pará, Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará - UFPA

Citas

BARBOSA, Maria Carmen Silveira (coord). Projeto de cooperação técnica MEC e UFRGS para construção de orientações curriculares para a educação infantil: práticas cotidianas na educação infantil – bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC: UFGRS, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf. Acesso em: 17 mar. 2016.

BRASIL. Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003. Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm, define crimes e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.826.htm. Acesso em: 31 ago. 2016.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 abr. 2016.

CASTRO, Amélia Domingues. Piaget e a pré-escola. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1986.

DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KAMII, Constance. A teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Tradução de José Morgado. Lisboa: Instituto Piaget, 1980.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. A estruturação da inteligência do préescolar segundo Piaget. Rio de Janeiro: Ed. Anima, 1984.

LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MARCATO, Daniela de Cássia Gamonal; NASCIMENTO, Roberto Alcarria. O design e o produto: parâmetros projetuais para o planejamento de jogos geométricos pré-escolares. Revista on-line Educação Gráfica, Bauru, v. 14, n. 1. 2010. Disponível em: http://www4.faac.unesp.br/publicacoes/educacaografica/Num%2014_1_Artigos%20Completos/02Daniela.pdf. Acesso em: 14 mar. 2016.

MONTEIRO, Glauce; MURIBECA, Lucas. Produção de brinquedos de miriti é tema de pesquisa da UFPA: o estudo mostra a importância da vida associativa para sobrevivência dos artesãos. Belém: ASCOM UFPA, 2015. Disponível em: http://ascom.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article& id=1119:2015-09-14-21-49-35&catid=22:brinquedos-de-miriti&Itemid=36. Acesso em: 30 ago. 2016.

MORA, Alexandre de Paula. Design de brinquedos: estudo dos brinquedos utilizados nos Centros de Educação Infantil do município de São Paulo. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Design e Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

OLIVEIRA, Bruno Santana. Cards personas: aplicação da técnica de personas na criação de jogos digitais. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

OLIVEIRA, Paulo de Salles. O que é brinquedo. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Adriano Salles dos Santos (Org.). Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil. Belém: EdUFPA, 2005.

Publicado

2019-09-05

Cómo citar

Bicalho, C. D., Oliveira, P. P. de, & Azevedo, T. G. (2019). Design e educação infantil: proposta de brinquedo educativo para crianças da pré-escola. Projetica, 10(2), 105–120. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p105

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.