Design e educação infantil: proposta de brinquedo educativo para crianças da pré-escola
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p105Palabras clave:
Brinquedo educativo, Design, Desenvolvimento cognitivo educacionalResumen
Este projeto teve como objetivo a elaboração de um brinquedo educativo para crianças da pré-escola, a fim de auxiliar no desenvolvimento cognitivo educacional, além de incentivar a participação do profissional da área de design no processo de criação de brinquedos educativos. Para tanto, com base na metodologia estruturalista, efetuou-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica e documental, para posteriormente realizar entrevistas e observação de campo participativa em duas realidades pré-escolares de Paragominas. Após a análise comparativa desses dados, as informações foram copiladas em uma síntese e fizeram parte da fase de projetação do Löbach, que em seguida serviu de base para a etapa de projetação do Persona Card Game, o qual permitiu a geração de várias ideias e propostas, no intuito de eleger a que mais se aproximasse dos requisitos do projeto. Ao final dessa etapa, foi apresentado a proposta do brinquedo educativo que estimula não só o desenvolvimento dos aspectos cognitivos educacionais baseado na teoria Piaget, mas também atende as necessidades das educadoras investigadas.Descargas
Citas
BRASIL. Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003. Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm, define crimes e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.826.htm. Acesso em: 31 ago. 2016.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 abr. 2016.
CASTRO, Amélia Domingues. Piaget e a pré-escola. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1986.
DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
KAMII, Constance. A teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Tradução de José Morgado. Lisboa: Instituto Piaget, 1980.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. A estruturação da inteligência do préescolar segundo Piaget. Rio de Janeiro: Ed. Anima, 1984.
LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MARCATO, Daniela de Cássia Gamonal; NASCIMENTO, Roberto Alcarria. O design e o produto: parâmetros projetuais para o planejamento de jogos geométricos pré-escolares. Revista on-line Educação Gráfica, Bauru, v. 14, n. 1. 2010. Disponível em: http://www4.faac.unesp.br/publicacoes/educacaografica/Num%2014_1_Artigos%20Completos/02Daniela.pdf. Acesso em: 14 mar. 2016.
MONTEIRO, Glauce; MURIBECA, Lucas. Produção de brinquedos de miriti é tema de pesquisa da UFPA: o estudo mostra a importância da vida associativa para sobrevivência dos artesãos. Belém: ASCOM UFPA, 2015. Disponível em: http://ascom.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article& id=1119:2015-09-14-21-49-35&catid=22:brinquedos-de-miriti&Itemid=36. Acesso em: 30 ago. 2016.
MORA, Alexandre de Paula. Design de brinquedos: estudo dos brinquedos utilizados nos Centros de Educação Infantil do município de São Paulo. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Design e Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
OLIVEIRA, Bruno Santana. Cards personas: aplicação da técnica de personas na criação de jogos digitais. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
OLIVEIRA, Paulo de Salles. O que é brinquedo. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Adriano Salles dos Santos (Org.). Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil. Belém: EdUFPA, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.