Reflexões sobre as relações entre design, design de produção audiovisual e narrativa transmídia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2p99Palabras clave:
Teoria do design, Narrativa transmídia, Design de produção audiovisual, Narrativa visualResumen
Este artigo discorre acerca das relações entre design, Design de Produção Audiovisual e narrativa transmídia. Partindo dos diferentes parâmetros teóricos envolvendo o design, visa caracterizar e articular possíveis relações entre esses temas. Para isso, são abordados conceitos sobre a natureza transdisciplinar e complexa do design, e as definições e particularidades dos conceitos de Design de Produção Audiovisual e narrativa transmídia. Finalmente, com reflexões sobre esses temas, buscam-se considerações sobre as relações existentes entre eles. O trabalho propõe, então, situar o processo criativo na teoria do design e, a partir disso, no Design de Produção Audiovisual e na narrativa transmídia, buscando evidenciar a essência comum que integra os temas no campo do design.Descargas
Citas
BUNGARTEN, Vera; NOJIMA, Vera. A imagem cinematográfica: convergência entre Design e Cinema. 2013. Tese (Doutorado em Design) - Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
BUNGARTEN, Vera; NOJIMA, Vera. Desenhando um filme: uma reflexão sobre as teorias do design. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 1-13, 2011.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
COUTO, Rita; OLIVEIRA, Alfredo. Formas do design: por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: Ed. 2AB, 1999.
FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro, efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.
FONTOURA, Antônio. A interdisciplinaridade e o ensino do design. Projética: Revista Científica de Design, Londrina, v. 2, n. 2, p. 86-95, 2011.
GERHARDT, Tatiana; SILVEIRA, Denise. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009.
HAYES, Gary. How to write a transmedia production bible: a template for multi-platform producers. Sydney: Screen Australia, 2011.
JACQUINOT, Rémi; SAINT-VINCENT, Olivier; SAINT-VINCENT, Raphaël. Guia prático do storyboard. Avanca: Ed. Cine-Clube de Avanca, 2006.
JENKINS, Henry. A cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed.34, 2010.
LOBRUTTO, Vincent. The filmmakers guide to production design. New York: Allworth Press, 2002.
MACHADO, Ludmila. Design e linguagem cinematográfica: narrativa visual e projeto. São Paulo: Bluncher, 2011.
MORIN, Edgar. Desafios da transdisciplinaridade e da complexidade. In: AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa. (Org.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 22-31.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
PEREIRA NETO, David; SANTOS, Flavio dos; VANDRESEN, Monique. Criatividade e transdisciplinaridade no design. 2017. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/neto-santos-vendresen-2017-criatividadetransdisciplinaridade.pdf. Acesso em: 4 jul. 2018.
POSSATTI, Giovana; VAN DER LINDEN, Júlio; SILVA, Régio. Reflexões sobre as relações entre design e complexidade. Estudos em Design, v. 23, n. 1, p. 118- 129, 2015.
VAN DER LINDEN, Júlio Carlos de Souza; LACERDA, André. P. Metodologia projetual em tempos de complexidade. In: MARTINS, R. F. F.; VAN DER LINDEN, Júlio Carlos de Souza. (Org.). Pelos caminhos do design: metodologia de projeto. Londrina: EDUEL, 2012. p. 83-149.
ZABALA, Anton. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.