O papel da experiência no desenvolvimento de habilidades de design thinker

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n1p53

Palabras clave:

Design Thinking, Gestão Estratégica de Design, Habilidades de Design Thinker

Resumen

Esse projeto se dedica a compreender a influência da expertise no desenvolvimento das habilidades dos agentes de design. Baseando-se em entrevistas realizadas em cinco empresas de design da cidade de Londrina, foi possível identificar quais as técnicas e/ou métodos mais utilizados pelos profissionais e, assim, verificar como a Gestão Estratégica de Design e o Design Thinking intervêm no aperfeiçoamento das habilidades dos profissionais e no processo de inovação das empresas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Garcia Ferraz, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Discente do curso de Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina  - UEL

Ana Paula Perfetto Demarchi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento e PhD em Gestão do Conhecimento pela Universidade Politécnica de Valência. Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Citas

ANGROSINO, M. Etnografi a e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BROWN, T. Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: HarperCollins, 2009. 264 p.

CROSS, N. Designerly ways of knowing. Basel: Birkhäuser Verlag Ag, 2007. 138 p.

DEMARCHI, A.; FORNASIER, C. B. R.; MARTINS, R. F. de F. Strategic integrator design management enhanced: a model based on the new knowledge management and design thinking. In: INTERNATIONAL FORUM OF DESIGN AS A PROCESS, 5., 2014, Guadalajara. Proceedings... Guadalajara: Tecnológico de Monterrey, 2014. v. 1. p. 305-312.

FORNASIER, C. B. R. Sistema de integração do conhecimento organizacional pelo design thinker. 2011. 310 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

LAWSON, B. How designers think: the design process demystifi ed. 4. ed. Oxford: Elsevier, 2006. 321 p.

MARTIN, R. The design of business: why design thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Business Press, 2009. 190 p.

VERYZER, R. W.; MOZOTA, B. B. The impact of user-oriented design on new product development: an examination of fundamental relationships. The Journal of Product Innovation Management, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 128-143, Mar. 2005.

Publicado

2016-06-10

Cómo citar

Garcia Ferraz, M., & Demarchi, A. P. P. (2016). O papel da experiência no desenvolvimento de habilidades de design thinker. Projetica, 7(1), 53–64. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n1p53

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.