A experiência curricular no mestrado profissional: o desafio da construção de pontes

Autores/as

  • Joao Eduardo Sobral Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Anna Luiza Sá Cavalcanti Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Irma Pereira Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Gianna Mattei Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p197

Palabras clave:

Mestrado profissional, Design, Educação, Inovação

Resumen

Este artigo tem como objetivo expor e fazer uma reflexão sobre os mestrados profissionais vistos do lugar do design. Reforça a necessidade da construção de pontes entre empresas e universidades rumo à inovação e as mudanças de paradigmas impostas à academia e ao setor produtivo, além dos riscos que estes processos podem apresentar ao sistema de ensino e pesquisa universitária. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joao Eduardo Sobral, Universidade da Região de Joinville - Univille

Prof. Dr. em Design e Sociedade pela PUC-Rio. Professor da
Universidade da Região de Joinville - Univille.

Anna Luiza Sá Cavalcanti, Universidade da Região de Joinville - Univille

Professional Master in Master in Industrial Design ad Indirizzo Bionico by Istituto Europeo Di Design. Professor at the University of the Region of Joinville

Irma Pereira, Universidade da Região de Joinville - Univille

Professional Master's Degree in Professional Master's Degree in Design at the University of the Region of Joinville. Professor at the University of the Region of Joinville

Gianna Mattei, Universidade da Região de Joinville - Univille

Design Student at the University of the Region of Joinville

Citas

BRASIL. Ministério de Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília: CAPES, 2010. 2 v.

BRASIL. Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Incentivos fiscais. Disponível em: www.mcti.gov.br/incentivos fiscais. Acesso em: 3 abr. 2014.

BRASIL. Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação 2012-2015: balanço das atividades estruturantes 2011. Brasília: MCTI, 2012.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS - CGEE. Doutores 2010: estudos da demografia da base técnica- cientifica Brasileira. Brasília: CGEE, 2010.

CLARK, Burton. Creating entrepreneurial universities: organisational pathways of transformation. New York:Elsevier Science, 1998.

FISCHER, Tânia; WAIANDT, Claudiani. A educação profissional e os desafios do desenvolvimento brasileiro. Revista Brasileira de PósGraduação, Brasília, v. 9, n. 16, 2012.

FORTY, Adrian. Objetos de desejo - design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

GIBBONS, Michael; LIMOGE, Camille; NOWOTNY, Helga; SCHWARTZMAN, Simon; SCOTT, Peter; TROW, Martin. The new
production of knowledge: dynamics of science and research in contemporary societies. New Delhi: Sage puublications, 1994.

HENRÍQUEZ, Liney Manjarrés; GARCÍA, Antonio Gutiérrez. Relaciones Universidad-Empresa y produccioón científica de los académicos. Fundacion española para Ciencia y Tecnologia. Valencia: Ingenio working paper series. 2009.

IBGE. Pesquisa de inovação tecnológica - PINTEC 2011. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/00000015562512192013253204166348.pdf. Acesso em: 5 abr. 2014.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma e reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação. 4. ed. Rio de Janeiro: Contraponto Ltda., 2011.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

Sobral, J. E., Sá Cavalcanti, A. L., Pereira, I., & Mattei, G. (2014). A experiência curricular no mestrado profissional: o desafio da construção de pontes. Projetica, 5(1), 197–208. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p197

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.