A Gestão de Design humanizada pelo Design thinking a partir de relações conceituais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p19

Palabras clave:

Gestão de design, Design thinking, visão humanística do design

Resumen

O objetivo deste artigo é apontar os aspectos históricos da Gestão de Design por meio das suas características de atuação na sociedade, pelos diferentes rumos que esta tomou enfatizando as conceituações de design, a caracterização e evolução histórica que proporcionou, até a formulação conceitual do design operacional (relativo ao fazer) e estratégico (relativo ao planejar). Como metodologia, empregou-se a pesquisa de natureza exploratória de dados primários. Como resultado apresenta-se a influência da sua formação sobre os rumos que a gestão de design tem tomado no Brasil, e a importância estratégica de que essa se una ao conceito de design thinking, se caracterizando assim como uma gestão humanistica.

Biografía del autor/a

Ana Paula Perfetto Demarchi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora; Universidade Estadual de Londrina - UEL

Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Phd; Universidade Estadual de Londrina - UEL

Rosane Fonseca de Freitas Martins, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na Universidade Estadual de Londrina - UEL

Citas

ANTAR, Natalie. Cadeira Thonet: 150 anos de história. Casa e Jardim, on-line, São Paulo. Editora Globo. Disponivel em: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/ 0,,EMI99613- 16940,00-CADEIRA+THONET+ANOS+DE+HISTORIA.html. Acesso em: jun 2011.

AZEVEDO, Wilton. O que é design. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BAHIANA, Carlos. A importância do design para sua empresa. CNI, Senai/DR-RJ, Brasília, DF: CNI, 1998.

BARBUY, Heloisa. A exposição universal de 1889 em Paris: visão e representação na sociedade industrial. São Paulo: Loyola, 1999.

BEST, K. Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation. Switzerland: AVA, 2006

BÜRDEK, Bernhard E. Diseño: Historia, teoria y prática del diseño industrial. 2. ed. Barcelona: Gustavo Gilli, 1999.

CHOHAN Bhavnish R. Catalysing organizacional inovation through designer mind: exploring the fundamental issues of ‘design Thinking’ and its sucessful inplementation for organizacional sucess. In: INTERNATIONAL DMI EDUCATION CONFERENCE, 2008, France.

COSTA, Christiane Maria. Análise das relações entre as comunidades envolvidas na identidade do designer. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia ) – CEFET, Curitiba, 2002.

COTEC. Diseño e innovación. La gestión del diseño em la empresa. Fundación para la Innovación Tecnológica. Madrid, 2008.

DE SORDI, J. Gestão por Processos: uma abordagem da moderna administração. São Paulo: Saraiva, 2005.

DEMARCHI, Ana Paula Perfetto. Gestão Estratégica de Design com a abordagem de design thinking: proposta de um Sistema de Produção do Conhecimento: 2010. 278 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

DESCHAMPS, Jean Philippe; NAYAK, P. Ranganath. Produtos irresistíveis. São Paulo: Makron Books, 1997.

DROST, Magdalena. Bauhaus: 1919-1933. Berlim: Bauhaus Archiv, 1994.

ENCYCLOPEDIA Britannica. Disponível em: http://www.britannica.com/EBchecked/media/ 67498/Logo-for-AEG-designed-by-Peter-Behrens-1907. Acesso em: fev 2010.

GILLESPIE, B. Strategic Design Management and the Role of Consulting. 2002. Disponível em: http://www.designingbusiness.com/BrianG_SDM_ResearchReport.pdf. Acesso em: 3 nov. 2008.

HESKETT, John. Desenho Industrial. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

HOSBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: 1789-1848. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

ICSID. Interncional Concil of Societies of Industrial Design. Disponível em . Acesso em: 10 out 2006.

JOSEPH J. Paul. Performance Metrics to Measure the Value of Design. Design Management Journal, v.11, n.4. Disponível em: http://www.dmi.org/dmi/html/conference/. Acesso em: dez. 2003.

LÖBACH, B. Diseño industrial. Barcelona: G.G., 2000.

LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth, 2006.

MAGALHÃES, Cláudio. Design Estratégico: integração e ação do Design. Estudos em Design, v. 3, n.1, jul. 1995.

MAGALHÃES, Cláudio. Design Estratégico: integração e ação do Design Industrial dentro das empresas. SENAI/DN-SENAI/CETIQT-CNPq -IBICT - PADCT - TIB, 1997.

MARTIN, Roger. The design of business: Why design thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Business, 2009.

MARTINS, Rosane F. de F.; MERINO, Eugenio Andrés D. A gestão de Design como estratégia organizacional. Londrina: EDUEL, 2008.

MOZOTA, Brigite Borja de. Design Management: Using to build brand value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.

MUNARI, Bruno. Diseño y comunicacion visual. Barcelona: Editora Gustavo Pili, 1975.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 1997.

OLIVEIRA, D. Planejamento estratégico, conceitos, metodologia e praticas. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PEVSNER, Nikolaus. Os pioneiros do desenho moderno: de William Morris a Walter Gropius. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Edit. Edgard Blücher, 2008.

QUARANTE, Danielle. Diseño Industrial: elementos introductorios. Barcelona: Ediciones CEAC, 1992. v.1.

RIBEIRO, Hélcio Pupo. Artes industriais: do rococó ao funcionalismo industrial. Bauru: Javoli, 1985.

SCHULMANN, Denis. O Desenho Industrial. Campinas: Papirus Editora, 1994.

STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. 3. ed. Rio de Janeiro: RioBooks, 2007.

TAMBINI, Michael. O design do século. São Paulo: Ática, 1997.

THONET CHAIR. Disponível em: http://alltimmedesign.blogspot.com/2009_11_01_. Acesso em: jun 2011.

WALLACE, David. Introdução ao Design. Disponível em: http://users.skydome.net/ WALLACEDAVID/introd.htm. Acesso em: maio 2002.

Publicado

2011-12-17

Cómo citar

Demarchi, A. P. P., Fornasier, C. B. R., & Martins, R. F. de F. (2011). A Gestão de Design humanizada pelo Design thinking a partir de relações conceituais. Projetica, 2(1), 19–36. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p19

Número

Sección

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 > >>