Ludification and Gamification:

divergences and convergences from the perspective of systemic design management and education

Authors

  • Alais Souza Ferreira Programa de Pós-graduação em Design (Pós-Design), Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NASDesign), Universidade Federal de Santa Catarina. https://orcid.org/0000-0001-6071-0205
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo Programa de Pós-graduação em Design (Pós-Design), Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NASDesign), Universidade Federal de Santa Catarina. https://orcid.org/0000-0002-3327-9170

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.43868

Keywords:

ludification, gamification, systemic design management, education

Abstract

This article aims to report the meaning, divergences and convergences of ludification and gamification from practical experience with researchers of the Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NASDesign), and with the young and pedagogues of the Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES). This report will occur from the perspective of systemic design management and education. The main result found is that ludification and gamification have different meanings, but they are processes that complement each other.

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Author Biographies

Alais Souza Ferreira, Programa de Pós-graduação em Design (Pós-Design), Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NASDesign), Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui bacharel em Design com habilitação em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2014), especialização em Marketing Criativo pela UNIVALI (2017) e mestrado em Design com ênfase em Gestão pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2019). Atualmente está cursando Doutorado em Design pela UFSC, na linha de pesquisa Gestão de Design, como bolsista CAPES no laboratório de pesquisa Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NAS Design - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9284142576860688), sob a orientação do professor Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo.

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Programa de Pós-graduação em Design (Pós-Design), Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NASDesign), Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o NASDESIGN-Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design e Inovação Social, especificamente com informação e sustentabilidade em produto e processo. Participa dos programas de pós-graduaçao em Design UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC. É lider do grupo de pesquisa em Abordagem Sistêmica do Design e pesquisador CNPq. Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso Sul em Tecnologia Ambiental no Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações ambientais com a utilização de VANTs.

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Published

2022-06-15

How to Cite

Ferreira, A. S., & de Figueiredo, L. F. G. (2022). Ludification and Gamification:: divergences and convergences from the perspective of systemic design management and education. Projetica, 14(1), 1–30. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.43868

Issue

Section

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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