Strategic design applied to urban space: a methodological proposition
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p116Keywords:
Design Estratégico, Métodos, Cidades, Design Science ResearchAbstract
From the analysis of the methods that support the performance of strategic design in the territorial dimension and the understanding of the existence of a gap in the methodological propositions specifically oriented towards urban spaces, this article aims to propose a strategic design methodology build for the development of projects applied to urban space. Considering the principles of Design Science Research (DSR), such methodology was practiced in a design experience in the Historical Center of Porto Alegre.
Downloads
References
BITTENCOURT, Paulo; COSTA, Filipe da. Pesquisas contextuais. In: SCALETSKY, Celso. Design estratégico em ação. Porto Alegre: Unisinos, 2016. p. 23-34.
BORBA, Gustavo; REYES, Paulo. Design estratégico aplicado ao território. In: 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN - CIPED, 4., 2007, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPED, 2007. 1 CD-ROM.
CELASCHI, Flaviano; DESERTI, Alessandro. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci, 2007. p. 15-56.
DESERTI, Alessandro. Intorno al progetto: concretizzare l’innovazione. In: CELASCHI, Flaviano; DESERTI, Alessandro. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci, 2007. p. 57-121.
ESTERNI. We are Esterni. Milan, Italy: Esterni, 2018. Disponível em: https://www.esterni.org/en/. Acesso em: 22 abr. 2020.
FERREIRA, Erika Simona dos Santos; FERNANDES, Rodrigo Queiroz Kühni; VARGAS, Verônica. A influência do design no business model canvas: interfaces possíveis entre os campos do Design e da Administração. In: ARRUDA, Amilton J. V. Design & complexidade. São Paulo: Blucher, 2017. p. 61-82. DOI: https://doi.org/10.5151/9788580392159-04
FRANZATO, Carlo. Geração de conceitos de projeto. In: SCALETSKY, Celso. Design estratégico em ação. Porto Alegre: Unisinos, 2016. p. 64-79.
IDEO. The field guide to human-centered design. São Francisco: IDEO, 2015. Disponível em: https://d1r3w4d5z5a88i.cloudfront.net/assets/guide/Field Guide to Human-Centered Design_IDEOorg_English-0f60d33bce6b870e7d80f9cc1642c8e7.pdf. Acesso em: 15 maio 2020.
KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
LACERDA, Daniel Pacheco; DRESCH, Aline; PROENÇA, Adriano; ANTUNES JÚNIOR, José Antonio Valle. Design science research: método de pesquisa para a engenharia de produção. Gestão & Produção, São Carlos, v. 20, n. 4, p. 741-761, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/3CZmL4JJxLmxCv6b3pnQ8pq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2013005000014
MANZINI, Ezio. Design: quando todos fazem design. São Leopoldo: Unisinos, 2017.
MANZINI, Ezio; JÉGOU, François. Design dos cenários. In: BERTOLA, Paola; MANZINI, Ezio. Design multiverso. Notas de fenomenologia do design. Milano: Edizioni POLI design, 2006. p. 189-207.
MERONI, Anna. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, São Leopoldo, RS, v. 1, p. 31-38, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/250313333_Strategic_design_Where_are_we_now_Reflection_around_the_foundations_of_a_recent_discipline. Acesso em: 10 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.4013/sdrj.20081.05
MORAES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
REYES, Paulo. Design territorial. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 12., 2007, Belém, PA. Anais [...]. Belém: UFPA-ANPUR, 2007. p. 1-10.
REYES, Paulo. Projeto por cenários: o território em foco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 1988.
SHOOT. Empresa. Conheça o nosso trabalho. Porto Alegre: Shoot, 2020. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/5dfb777bf70b866620f273ab/t/5e5d05cae503f32df5eaab01/1583154721431/Shoot_Institucional_2020.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020.
SIMON Sinek: como grandes líderes inspiram ação. [Estados Unidos: s. n, 2010]. 1 vídeo (18min.4). Publicado pelo canal TED. Disponível em: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qp0HIF3SfI4. Acesso em: 23 abr. 2020.
SMILE Flame. Principais Projetos. Porto Alegre, RS: Smile Flame, 2020. Disponível em: https://www.smileflame.com. Acesso em: 24 abr. 2020.
TAROUCO, Fabrício Farias. Identidade territorial: estratégias de design para valorização de Santo Ângelo. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011. URL: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3521
TAROUCO, Fabrício Farias; BORBA, Gustavo S.; FISCHER, Gustavo D.; SALDANHA, Leandra D.; FRANZATO, Carlo; PARODE, Fábio P. Agenda Carlos Barbosa 2030: Projeto em Design Estratégico. Porto Alegre: Escola de Design Unisinos, 2011.
UM ROLÊ nas ruas do centro – simulação de experiência. Giulia Locatelli. [S. l.: s. n., 2020]. 1 vídeo (3min.13). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3BhjqPaR5sM Acesso em: 15 abr. 2021
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Projetica
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.