Use of Design Management on strengthening the brand identity for a company
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n2p155Keywords:
Design, Ecodesign, CurriculumAbstract
The present article analyzes a survey of 15 Brazilian schools that have graduation course in design. Given the importance of ecodesign to minimize negative environmental impacts from the current model of production and consumption, it is believed that the inclusion of the discipline Ecodesign is essential for designers to act in a systemic approach in the market.Downloads
References
BEST, Kathryn. Design management: managing design strategy, process and implementation. Lausanne, Switzerland: AVA Publishing, c2006.
BEST, Kathryn. What can Design Bring to Strategy? designing thinking as a tool for innovation and change. Rotterdam: Centre for Applied Research in Brand, Reputation and Design Management (CBRD) at Inholland University of Applied Research, 2011.
CARNEIRO, Levi. Marca corporativa: um universo em expansão. Belo Horizonte: Troiano Consultoria de Marca. Disponível em: http://brandinsights.com.br/arquivos/2009/08/Levi-Carneiro-MarcaCorporativa-um-universo-em-expsansao.pdf. Acessado em: 19 jan. 2013.
FASCIONI, Ligia. DNA empresarial - identidade corporativa como referência estratégica. São Paulo: Integrare Editora, 2010.
KOTLER, Philip; PFOERTSCH, Waldemar. Gestão de marcas em mercados B2B. Porto Alegre: Bookman, 2008.
KOTLER, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, c2010.
KOTLER, Philip; LEE, Nancy. Marketing no setor público: um guia para um desempenho mais eficaz. São Paulo: Bookman, 2008.
CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de gestão de design. Porto, 1997. (Coleção Design, Tecnologia e Gestão, 6).
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. A Gestão de Design como estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações. 2004. 202 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) –– Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Diaz. Gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: EDUEL, 2011.
NEUMEIER, Marty. A empresa orientada pelo design: como construir uma cultura de inovação permanente. Porto Alegre: Bookman, 2010.
NEUMEIER, Marty. The brand gap (o abismo da marca) – como construir a ponte entre a estratégia e o design. Porto Alegre: Bookman, 2008.
MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design: usando design para construir valor de marca e inovação empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2003.
RODRIGUES, William Costa. Metodologia Científica. Paracambi: FAETEC, IST, 2007. 40 slides, p&b.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca – guia essencial para toda a equipe de gestão de marca. Porto Alegre: Bookman, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.